×
Loading ...

Como fazer um funil de metal

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um funil é um item doméstico muito útil, podendo ser usado com vários tipos diferentes de líquidos sem preocupações. Ele pode ser construído a partir de uma lâmina de metal, usando uma tesoura para cortar chapas e uma máquina de solda Mig. Esse funil pode ser limpado facilmente após o uso; ao contrário de um de plástico, ele tem pouquíssima restrição sobre o tipo de líquido que pode ser utilizado.

Instruções

Um funil de metal é muito útil em casa e na oficina (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

    Fazendo um cone

  1. Faça um círculo de 20 cm de diâmetro com um marcador em um pedaço de lâmina metálica. Corte ao redor do círculo com uma tesoura para chapas e alise as bordas com uma lixa, de modo a remover todas as rebarbas e pontas afiadas. Meça um círculo de 5 cm de diâmetro no centro do primeiro, corte-o com a tesoura para chapas e lixe as bordas como anteriormente. Desenhe uma linha reta da borda externa do círculo até a interna e, em seguida, corte ao longo dela.

    Loading...
  2. Sobreponha as bordas do metal para formar um cone. A parte afunilada deve ter uma abertura de aproximadamente 2,5 cm de diâmetro. Lixe as peças onde elas se sobrepõem e limpe-as com um pano – isso ajudará a soldá-las.

  3. Sobreponha o metal novamente e prenda-o no lugar com braçadeiras. Coloque uma máscara, luvas e vista uma camisa de mangas longas. Ligue a máquina de solda Mig na mínima potência, coloque a velocidade de alimentação no três e prenda a braçadeira no metal.

  4. Solde ao longo de todas as junções, não apenas na frente e atrás, mas também no topo e na parte inferior do cone. Deixe o metal preso com a braçadeira até que ele esfrie.

    Fazendo o pescoço do funil

  1. Desenhe uma cunha na lâmina de metal, com 10 cm de largura no topo, 5 cm na base e 15 cm de comprimento. Forme um cone alongado, de modo que a abertura na ponta estreita tenha 1,3 cm de diâmetro. Lixe o metal nas áreas que se sobrepõem e nas bordas.

  2. Forme um cone com o metal e prenda-o com braçadeiras. Dobre a porção superior de 1,3 cm usando um alicate; o pescoço do funil ficará nessa região. Lixe a parte inferior da borda. Remova as braçadeiras e deslize o pescoço para dentro do cone.

  3. Prenda o pescoço do funil com braçadeiras e vista o equipamento de proteção para solda. Ajuste a máquina como anteriormente e solde ao longo das junções externas do pescoço, e depois na interseção dele com o cone. Solde no interior do mesmo, ao redor da sobreposição no topo do pescoço. Deixe esfriar.

Loading...

O que você precisa

  • Marcador
  • Tesoura para cortar chapa
  • Lixa
  • Pano
  • Braçadeiras
  • Máquina de solda Mig
  • Máscara de solda
  • Luvas
  • Alicate

Referências

Loading ...
Loading ...