on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como furar o centro de um tubo

Atualizado em 23 março, 2017

O maior problema em perfurar um tubo – seja de metal ou PVC – é a sua geometria. O formato arredondado torna difícil manter a furadeira estável por tempo suficiente para perfurar a superfície do tubo. Como resultado, a ponta da furadeira pode escorregar, marcando ou arranhando o tubo. A maneira de evitar isso é fazer um entalhe ou marcar a superfície do tubo de forma que a furadeira se mantenha estável, podendo perfurá-lo corretamente.

Instruções

Tubos de água e gás geralmente precisam ser furados ou cortados para a adição de conexões (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Marque com um marcador permanente o ponto no tubo que precisa ser perfurado. Posicione o perfurador sobre a marca, segurando-o com uma mão. Bata no perfurador com um martelo com força o suficiente para fazer um pequeno entalhe na superfície do tubo.

    Loading...
  2. Deixe o martelo e o perfurador de lado e posicione a furadeira elétrica e a broca sobre a superfície do tubo. Posicione a extremidade da broca presa à furadeira diretamente sobre a marca feita pelo perfurador.

  3. Ligue a furadeira e pressione-a no lugar, empurrando a broca para dentro do cano. Continue a perfuração até que a broca atravesse a superfície tubo. Mova-a para dentro e para fora algumas vezes para remover qualquer resto de metal.

  4. Remova a broca do cano. Desligue a furadeira. Utilize o segmento de cano perfurado conforme necessário.

Loading...

Dicas

  • Às vezes, um cano de metal precisa de duas ou três marteladas sobre o perfurador para fazer uma marca. Não tenha medo de bater forte. Uma boa marca é tudo o que você precisa para a broca perfurar o cano.

Aviso

  • Utilize óculos e luvas para proteger seus olhos e mãos, caso a furadeira escorregue durante a perfuração.

O que você precisa

  • Marcador permanente
  • Martelo
  • Perfurador de metal
  • Furadeira elétrica
  • Broca

Referências

Loading ...
Loading ...