on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como furar uma mesa externa para colocar um guarda-sol

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um guarda-sol instalado em uma mesa no pátio ou no deck pode oferecer proteção contra as condições atmosféricas e acrescentar uma pitada de cor ao ambiente. Se sua mesa não tiver um furo no centro para acomodá-lo, é possível fazer um usando umas poucas ferramentas básicas. Para um furo maior, será necessário usar uma furadeira elétrica equipada com uma unidade de serrar. Essa unidade consiste de uma broca central envolta por uma bainha de metal, com a face cortante virada para fora, onde se encontram os dentes que realizarão o furo. Use uma unidade que seja específica para o material da mesa, como metal, madeira, alvenaria ou plástico.

Instruções

Um guarda-sol é especialmente útil para proporcionar sombra em dias quentes de verão (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Meça o diâmetro da vara de apoio do guarda-sol para determinar o tamanho do furo no centro da mesa. Pode-se obter essa medida com uma trena posicionada transversalmente na base da vara. Essa medida determinará o tamanho da unidade de serra a ser utilizada, que estão disponíveis em uma variedade de tamanhos. Escolha uma que seja 6 mm maior que o diâmetro da vara para facilitar a instalação.

    Loading...
  2. Meça transversalmente o tampo da mesa para determinar o ponto central onde será feito o furo, utilizando um padrão cruzado e fazendo uma marca no centro. Use essa técnica para medir mesas de todos os formatos e tamanhos.

  3. Fixe a unidade de serrar na broca. Essa unidade consiste de uma broca central que prende a serra que circunda a broca. A broca se projeta para fora para permitir que se inicie um furo piloto antes que os dentes da serra alcancem a superfície da mesa.

  4. Coloque a ponta da broca na marca central feita no Passo 2. A broca deve estar a um ângulo de 90º quando você apertar o gatilho para iniciar o furo. Lentamente, deixe a lâmina penetrar na superfície da mesa, onde os dentes farão o serviço.

  5. Deixe que os dentes da serra façam uma marca na mesa antes de aumentar a velocidade da broca. Dessa maneira, será possível garantir a localização exata do furo.

  6. Remova todas as farpas, lascas ou áreas ásperas com uma lixa para dar o acabamento. Se a mesa for de metal ou madeira, trate a área do corte com um selante para proteger de ferrugem e apodrecimento.

Loading...

Dicas

  • Para facilitar o acesso ao centro da mesa , coloque-a de lado.

O que você precisa

  • Guarda-sol com vara de apoio
  • Mesa
  • Trena
  • Furadeira elétrica
  • Broca com unidade de serra
  • Lixa
  • Selante

Referências

Loading ...
Loading ...