×
Loading ...

Como fazer um furo de 5 cm em madeira

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Para fazer um furo de 5 cm em madeira, é preciso usar uma broca de copo, uma peça circular que pode ser acoplada a uma furadeira. Ela tem uma broca-piloto que inicia o corte e o estabiliza enquanto as bordas cortantes fazem o furo. As brocas de copo são usadas sempre que é preciso fazer um furo com diâmetro grande em qualquer tipo de projeto de marcenaria. A técnica de fazer furos em madeira é exatamente a mesma para qualquer espessura de madeira. Você precisará de uma broca de 9 mm para madeira com até 2,5 cm de espessura. Para qualquer peça com espessura maior, será preciso usar uma broca de 13 mm.

Instruções

Use uma broca de copo para fazer furos perfeitos na madeira (circular saw image by Albert Lozano from Fotolia.com)
  1. Escolha o local do furo e marque-o. Com a furadeira e a broca de 5mm, faça um furo na madeira no local marcado. Faça o furo o mais perpendicular possível. Se o seu furo-piloto ficar am ângulo, a broca de copo pode ficar amassada ao furar a madeira.

    Loading...
  2. Retire a broca da furadeira e coloque a broca de copo. Encaixe a ponta da broca-piloto no furo que acabou de fazer.

  3. Segure a furadeira com as duas mãos. Comece a furar usando o furo-piloto como guia para a broca de copo. Tenha o cuidado de manter as brocas perfeitamente perpendiculares. Quando a borda cortante da broca de copo começar a cortar a madeira, segure firme.

  4. Insira a broca cortante mais fundo na madeira, deixando a borda dentada cortar na medida em que coloca pressão na furadeira. Incline seu corpo sobre a furadeira enquanto faz o furo. Continue atenta ao ângulo da furadeira para que permaneça reto. A broca de copo deve se deslocar facilmente pela madeira sem ficar presa. Se ela emperrar, pode ser que esteja inclinada. Pare, verifique a inclinação e continue furando.

  5. Diminua a pressão quando a broca de copo tiver penetrado aproximadamente 3 mm na madeira. Agite suavemente a furadeira ao fazer o furo. Quando a broca de copo estiver penetrando na madeira, vá o mais devagar que puder para evitar que ela desbaste. Quando a superfície cortante começar a perfurar a madeira, não faça força; balance a furadeira lentamente. Levante-a para quebrar as fibras de madeira restantes e evitar desbastar a parte de trás.

  6. Levante a furadeira enquanto ela ainda estiver funcionando em baixa velocidade. Retire a broca de copo do furo e bata a broca de copo com a parte traseira da furadeira para fazer cair o pedaço de madeira circular que fica encaixado na broca após o furo.

Loading...

Aviso

  • Sempre use ambas as mãos ao fazer furos grandes em madeira. As brocas de copo de diâmetro grande podem ficar presas, o que faz a furadeira dar trancos. Sempre use óculos de segurança quando trabalhar com madeira.

O que você precisa

  • Furadeira
  • Broca de 5mm
  • Broca de copo de 50 mm (5 cm)
  • Chave de fenda

Referências

Loading ...
Loading ...