×
Loading ...

Como fazer um furo em acrílico

Uma das características do acrílico é que é resistente ao impacto. Embora a razão para a necessidade de fazer um furo em tal material possa ser diferente, o processo é o mesmo. É essencial que sejam tomadas uma série de precauções para preservar a folha de acrílico pois o material é frágil.

Instruções

Aprenda a fazer um furo em acrílico (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Meça precisamente e marque o acrílico, onde os buracos precisam ser perfurados.

    Loading...
  2. Coloque o acrílico plano na placa de madeira ou bancada onde seja completamente suportado para aliviar a pressão da perfuração.

  3. Fixe o acrílico na placa de madeira com um conjunto de braçadeiras, para evitar que se mova enquanto você estiver perfurando.

  4. Selecione a broca adequada para o diâmetro do seu furo. É essencial que você escolha uma um pouco maior se o buraco for para um parafuso, pois o acrílico se expande e se contrai com a pressão atmosférica, umidade e temperatura. Se não houver espaço para a expansão ou contração, o material rachará.

  5. Prepare um borrifador. Enquanto perfura, a água pode ser pulverizada sobre o acrílico, a fim de manter o material fresco e lubrificado para a broca.

  6. Faça um furo piloto (um pequeno buraco de teste), para aliviar um pouco a pressão que a broca maior fará.

  7. Escolhas tamanhos de broca ligeiramente maiores e repita o passo anterior aumentando em diâmetro ligeiramente cada vez até que o buraco tenha o diâmetro desejado.

Loading...

Dicas

  • Dois métodos alternativos para a perfuração de um buraco em acrílico envolvem o uso de uma broca escalonada, em vez de perfurar consecutivamente furos de diâmetro maior, ou usar um ferro de solda para derreter lentamente e com cuidado um buraco no acrílico.

Aviso

  • Selecione uma broca que seja projetada para uso em acrílico. Brocas regulares são projetadas para outros materiais e causarão lascas no acrílico. Durante a perfuração, use uma ligeira pressão constante para assegurar que o acrílico não rache ou lasque.

O que você precisa

  • Furadeira
  • Borrifador
  • Broca(s) para usar no acrílico
  • Placa de madeira (ou bancada)
  • Braçadeiras acolchoadas

Referências

Loading ...
Loading ...