×
Loading ...

Como fazer um fusível elétrico

Atualizado em 23 março, 2017

Quase todo aparelho elétrico tem um fusível, quer seja uma máquina de lavar louças ou uma lâmpada de baixa potência. Os fusíveis são dispositivos de segurança importantes que protegem você e o aparelho. Se uma falha ocorrer, o fusível queima e corta a energia elétrica. Em muitos exemplos, quando um fusível queima, não há nada errado com o aparelho; significa apenas que o fusível ficou desgastado e precisa ser substituído. Caso um fusível queime e você não tenha outro, é possível fazer um modelo temporário usando um pedaço de fio.

Instruções

Faça o seu próprio fusível elétrico temporário (fuse image by Alison Bowden from Fotolia.com)
  1. Remova o fusível queimado do plugue do dispositivo elétrico. Desparafuse a tampa do plugue usando uma chave de fenda pequena e retire o fusível com os dedos ou com uma chave de fenda. Verifique a corrente nominal na lateral do fusível. É importante fazer um fusível temporário com a mesma corrente, pois se ela for muito alta, pode danificar os equipamentos, e se for muito baixa, o fusível queimará novamente.

    Loading...
  2. Meça o comprimento do fusível usando uma régua e, em seguida, dobre a medida. Corte uma tira do fio com o comprimento da medida dobrada usando a faca.

  3. Posicione uma extremidade do fio no centro do fusível queimado longitudinalmente. Enrole-o ao redor do fusível cobrindo as duas pontas de metal. O fio passa ao redor do fusível, mas não chega à extremidade inicial. Se chegar, verifique se as pontas não estão se tocando; caso contrário, a corrente estará sendo dobrada.

  4. Enrole uma tira de fita isolante ao redor do centro do fusível queimado para manter o fio preso. Verifique se as pontas de metal do fusível queimado estão expostas e se o fio está tocando o metal em ambas pontas.

  5. Insira o fusível elétrico no local empurrando-o gentilmente. Verifique se o fio está tocando as pontas do fusível. Coloque a tampa do plugue e aperte-a com uma chave de fenda. Insira o plugue no soquete da parede.

Loading...

Dicas

  • O fusível elétrico caseiro deve ser usado apenas temporariamente. Obtenha um fusível novo o mais cedo possível.
  • Se o fusível caseiro queimar imediatamente ao ligar o equipamento, significa que há uma falha e o equipamento deve ser analisado. Não tente usar outro fusível caseiro.

O que você precisa

  • Chave de fenda
  • Fio para fusível
  • Régua
  • Faca
  • Fita isolante

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...