Galvanização: comparativo entre Astm F2329 e Astm A153

Escrito por tamara wilhite | Traduzido por eduardo horst maidana
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Galvanização: comparativo entre Astm F2329 e Astm A153
O revestimento de parafusos com zinco previne ferrugem e corrosão (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

A imersão a quente com zinco é uma forma de galvanização. Após a imersão, o zinco forma uma camada protetora no metal mergulhado. Para ferro e aço, o zinco forma uma camada com menos de um milímetro de espessura, que protege contra ferrugem e corrosão. A "American Society for Testing and Materials International" (ASTM) lançou padrões para esse tipo de galvanização.

Outras pessoas estão lendo

Similaridades

Tanto a ASTM F2329 quanto a ASTM A153 especificam padrões para a galvanização com zinco a quente, mas para diferentes tipos de itens feitos de liga de aço ou ferro. Essas ligas devem ser completamente limpas antes do processo. Os dois padrões requerem uma camada de liga de aço-zinco para ligar-se ao aço, criando uma camada protetora e uma fina camada de zinco-ferro. Toda a área tratada deve ser revestida com zinco. Não pode haver bolhas ou vesículas em revestimento de ferro-zinco.

Diferenças

O ASTM A153 e o A153M aplicam-se a produtos siderúrgicos, tais como ângulos, puxadores e tubos. O ASTM F2329 só se aplica a elementos de fixação rosqueados. Não há um padrão métrico separado para o ASTM F2329, o padrão inclui ambas as unidades americanas usuais e métricas. De acordo com o "Concrete and Masonry Databook", por Christine Beall e Jaffe Rochelle, "para o ASTM A153, os artigos são galvanizados após a fabricação, para que as bordas e soldas sejam bem protegidas". O F2329 foi escrito em padrões inicialmente definidos no ASTM A153. De acordo com a norma da "ASTM Standardization News", de julho de 2006, "o documento foi construído de uma maneira a complementar, mas não substituir o A153/A153M".

ASTM F2329

O ASTM F2329 é o padrão para galvanização com zinco quente em fixadores de carbono e ligas metálicas. Esse padrão se aplica a parafusos, pinos, arruelas, porcas e outros fixados. Esse padrão foi mantido pelo comitê F16.03, tendo sido criado em 2006 e atualizado em 2011. Os fixadores podem ser centrifugados para remover o excesso de zinco depois do processo de galvanização.

ASTM A153

O ASTM A153 é a especificação para revestimento com zinco (imersão a quente) em equipamentos de ferro e aço. O ASTM A153 é a versão métrica do ASTM A153. Esses padrões foram desenvolvidos pelo comitê ASTM A05.13. O ASTM A153 e o A153M podem ser utilizados em revestimento de equipamentos de ferro e aço das classes A, B, C e D. Contudo, esse padrão não se aplica ao revestimento de zinco em chapas de aço.

Padrões relacionados compartilhados

O revestimento realizado em concordância com ambos os padrões é testado por peso pelo padrão ASTM A90/A90M. Reparo de equipamentos com defeitos na galvanização com zinco por imersão a quente é feito de acordo com os padrões ASTM A780. O ASTM A143/A143M pode ser usado juntamente com qualquer um dos processos para testar a fragilização. O ASTM B487 é usado em ambos os casos, para medir a espessura da cobertura de zinco.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível