Mais
×

Como usar um controle para computador no jogo "The Elder Scrolls"

Atualizado em 20 julho, 2017

Em 2006, a empresa Bethesda Softworks lançou o jogo "The Elder Scrolls IV: Oblivion", que foi recebido com aplausos imediatos e quase universais. O seu enredo convincente, a jogabilidade versátil, o mundo detalhado e verossímil e sua enorme rejogabilidade combinam-se para criar uma fantástica experiência de jogo. Ele está disponível para PC, Xbox 360 e PlayStation 3 (PS3). A versão para PC está otimizada para o uso com teclado e mouse, mas se preferir utilizar um "gamepad" (controle) para jogar, você pode configurá-lo e usá-lo com o jogo, mesmo que, em alguns casos, seja preciso fazer alguns ajustes.

Instruções

Muitos usuários preferem um controle ao teclado e mouse (Video game controller image by Christopher Meder from Fotolia.com)

    Configuração no jogo

  1. Acesse as opções do controle no menu "Options" (Opções) e clique em "Controls" (Controles). Selecione as setas da direita e da esquerda, no topo da janela, para visualizar as opções de "Joystick". Marque todas as opções de entrada para o controle. Pressione "Escape" (Esc) ao jogar Oblivion, ou selecione Opções na tela do menu principal.

  2. Altere as configurações de entrada conforme suas preferências. Clique em uma ação e o jogo pedirá que você pressione o botão no controle que deseja associar a essa ação. Pressione "Esc" no teclado para desassociar qualquer entrada para essa ação.

  3. Se necessário, ajuste a inversão Y-axis e as atribuições do controle. Acesse o menu "Opções", abaixo de "Controles".

    Emuladores independentes

  1. Instale um emulador de controle independente, como o "Pinnacle Game Profiler" ou o "JoytoKey" (veja os Recursos).

  2. Verifique as designações atuais do esquema do teclado para o jogo para determinar as atribuições dos botões do controle. Determine a função de cada botão no teclado e no mouse para configurar o seu controle.

  3. Configure o controle para que se adapte às suas preferências. Atribua teclas do teclado a botões do controle. Por exemplo, se quiser que o botão "A" do controle faça o personagem pular, atribua a ação "pular" a esse botão, que no teclado, por padrão, é a letra "E".

    Controles do Xbox 360

  1. Feche o jogo.

  2. Localize o arquivo "Oblivion.ini" em "%USERPROFILE%\Documents\My Games\Oblivion" ou "%USERPROFILE%\My Documents\My Games\Oblivion" se o seu sistema estiver em inglês, ou em "%PERFILDOUSUARIO%\Documentos\Meus Jogos\Oblivion" ou "%PERFILDOUSUARIO%\Meus Documentos\Meus Jogos\Oblivion", se estiver em português.

  3. Copie o arquivo "Oblivion.ini" para outro local do seu disco rígido para criar uma cópia de segurança.

  4. Abra o arquivo "Oblivion.ini" na pasta "Oblivion". Abra-o em um editor de textos, como o Bloco de Notas.

  5. Altere os valores no arquivo para exatamente aqueles que aparecem na página de ajuda do Bethesda (veja em Recursos). Pesquise pelos termos se você não estiver conseguindo encontrá-los. Os valores estão todos juntos no arquivo INI, por isso você pode copiá-los e colá-los da página.

  6. Se necessário, ajuste a sensibilidade de movimento do controle no arquivo "Oblivion.ini". Os valores "fJoystickMoveFBMult" e "fJoystickMoveLRMult" afetam a sensibilidade do controle em relação ao movimento do personagem. O primeiro afeta o seu movimento para frente e para trás, e o segundo afeta o seu movimento para a direita e para a esquerda.

  7. Ajuste a sensibilidade da visão do personagem no arquivo "Oblivion.ini", se necessário. Os valores "fJoystickLookUDMult" e "fJoystickLookLRMult" afetam a sensibilidade do controle em relação ao movimento do seu personagem ao olhar para cima, para baixo, para a esquerda e para a direita. O primeiro afeta a visão para cima e para baixo e o segundo para a esquerda e para a direita.

  8. Salve e feche o arquivo "Oblivion.ini".

  9. Conforme descrito na seção 1, atribua outras funções de controle ao controle.

Dicas

  • O "%USERPROFILE%" é um indicador da sua pasta de documentos, geralmente chamada de "Documentos" ou "Meus Documentos". O Windows navegará para esse local se você copiar e colar o diretório da seção 3 no Windows Explorer. Você também pode clicar em "Start" (Iniciar) e selecionar Documentos ou Meus Documentos e continuar a partir daí.
  • O esquema padrão do teclado está no manual do usuário e o esquema atual pode ser acessado clicando em "Opções", "Controles", no botão "Controles" e depois na seleção "Keyboard" (Teclado) no topo da janela.
  • Com frequência, as configurações no arquivo "Oblivion.ini" o ajudarão a corrigir possíveis problemas com controles que não são do Xbox 360.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article