×
Loading ...

Gangorra feita em casa

Atualizado em 23 março, 2017

Fazer uma gangorra para seus filhos é um projeto incrível e barato. Pode-se fazer uma versão sem cabos que irão balançar sozinha com a distribuição apropriada do peso da criança. Usando um suporte central em um pneu com concreto, pode-se fazer uma gangorra sozinho.

Instruções

Pode-se fazer uma gangorra em casa (seesaw image by McDanny from Fotolia.com)
  1. Crie uma unidade de suporte central ao conectar as quatro peças de madeira de 4 cm x 6,5 cm à peça de 4 cm x 9 cm (duas peças em cada lado da madeira em cada extremidade). Faça furos nas tábuas de 4 cm x 6,5 cm a 3 mm de distância, na extremidade do fundo e a 1,6 cm no topo. Prenda os furos do fundo (conectados à tábua de 45 cm x 1,05 m) com pinos. Pense na estrutura como um todo como um H tridimensional, com as quatro primeiras tábuas formando as linhas verticais em cada lado e a outra, formando a linha horizontal entre as outras.

    Loading...
  2. Alinhe o pneu com as peças de madeira finas no fundo para cobrir o buraco e para evitar que o cimento vaze do fundo. Se não tiver madeira, coberturas de plástico ou metal são alternativas aceitáveis.

  3. Misture o cimento. Encha um carro de mão com uma parte de cimento, duas partes de areia e três, de cascalho. Misture tudo junto com uma espátula ou pá. Adicione meio balde de água à mistura e mexa até que ela fique consistente.

  4. Adicione concreto molhado ao pneu. Coloque o máximo possível nas calotas. Não preencha tudo para que não hajam problemas na hora de introduzir a unidade de suporte.

  5. Insira a unidade de suporte (construída no passo 1) no concreto molhado. Pressione totalmente para baixo. Adicione mais mistura de concreto até que o pneu esteja completamente cheio.

  6. Coloque uma pilha de madeira ao longo do pneu e, usando um esquadro, certifique-se de que a frente da unidade de suporte está nivelada. Repita o processo para garantir que a lateral está nivelada também. Faça quaisquer ajustes. Assim que estiver satisfeito, deixe o concreto solidificar por dois ou três dias.

  7. Meça a madeira de 45 cm x 2,25 m e faça uma linha pelo centro da tábua na barra de pivotamento. Desenhe duas linhas equidistantes em cada lado da marca. Elas devem ser da mesma distância que o cano galvanizado.

  8. Martele três pregos nas linhas em cada lado da linha central. Coloque a barra de pivotamento entre elas, garantindo que ela se estenda além da tábua igualmente nos dois lados. Os pregos deverão segurá-la no lugar enquanto ela é presa.

  9. Aperte a barra de pivotamento à tábua usando as presilhas de cano (ou similares). Assim que a barra estiver presa, remova os pregos-guia.

  10. Coloque dois pinos nos buracos, ou a 7,5 cm do topo, ou a 6 mm do topo (dependendo da altura). Abaixe a prancha da gangorra (abaixo da barra de pivotamento) até o suporte central até que ela descanse nos pinos da carruagem. A gangorra está completa e pronta para uso.

Loading...

O que você precisa

  • 4 tábuas de 4 cm x 6,5 cm de 6 m de comprimento
  • 1 tábua de 4 cm x 9 cm de 4 m de comprimento
  • 1 cano de água galvanizado de 2 cm de diâmetro e 4 m de comprimento
  • 4 presilhas de canos
  • 4 pinos galvanizados de 1,5 cm, com 15 cm de comprimento
  • 1 pneu de carro de 17,5 cm de espessura, 60 cm de diâmetro geral
  • 1 carrinho de mão, 3/4 cheio de mistura de cascalho, areia e cimento
  • Furadeira
  • Parafusos
  • Esquadros

Referências

Loading ...
Loading ...