×
Loading ...

Como garantir um pão caseiro macio e com casca crocante

Atualizado em 17 abril, 2017

A arte de preparar um pão macio e com uma casca crocante frustra várias pessoas. Polvilhar farinha de trigo repetidamente sobre a superfície de trabalho e nas suas mãos para evitar que a massa grude resulta em pães duros, densos, com cascas medíocres. Ao dominar algumas técnicas, você pode preparar um pão macio com uma casca crocante usando qualquer receita.

Instruções

Um pão com casca crocante e dourada é o objetivo de várias pessoas que o preparam (fancy bread image by Ray Kasprzak from Fotolia.com)

    Como preparar a massa

  1. Adicione cerca de metade de líquido exigido na receita e misture a massa com suas mãos, usando os dedos para incorporar o líquido aos ingredientes secos.

    Loading...
  2. Adicione mais líquido quando a massa começar a formar uma bola. Adicione apenas o bastante para reunir a farinha espalhada na vasilha.

    A água e a farinha de trigo usada podem alterar a quantidade de líquido necessária para uma massa de pão (measuring cup image by Antonio Oquias from Fotolia.com)
  3. Unte a superfície de trabalho e suas mãos com uma colher de chá de azeite de oliva.

    Untar a superfície de trabalho com azeite de oliva ao invés de farinha de trigo resulta em uma massa melhor (Olive Oil image by elmgrover from Fotolia.com)
  4. Raspe a massa da superfície de trabalho. Ela deve ser úmida e grudenta, mas não muito mole.

  5. Sove agressivamente amassando a massa na superfície de trabalho até que esteja com o dobro ou triplo do comprimento. Dobre pela metade, vire para a esquerda, e então repita.

  6. Continue sovando a massa dessa maneira por cerca de dez minutos ou até que se torne macia e elástica.

  7. Deixe a massa crescer pelo tempo recomendado pela receita.

    Como modelar o pão

  1. Estique a massa com suas mãos em um formato oblongo, cerca de três vezes mais longo que sua largura.

  2. Role a massa e vire-a com a parte da costura para cima. Pressione-a, criando um formato oblongo, e role-a novamente, com a costura para cima, mais duas vezes.

  3. Vire a massa com o lado da costura para baixo e suavemente modele-a no formato de uma bola.

  4. Coloque-a sobre uma assadeira forrada com um forro de silicone e deixe crescer pelo período final.

    Como assar o pão

  1. Massageie uma colher de chá de farinha de trigo suavemente na parte de cima da massa crescida.

  2. Corte um padrão cruzado sobre o pão, usando uma faca afiada. Isso permitirá que ele se expanda durante o cozimento e produza mais superfícies crocantes.

  3. Coloque uma assadeira que você não queira mais no fundo do forno. Ela provavelmente vai se tornar deformada ou permanentemente manchada, então não use uma de suas formas favoritas.

  4. Preaqueça o forno até a temperatura indicada em sua receita. Uma temperatura mais alta produzirá uma crosta mais crocante.

  5. Encha um jarro com água. Despeje a água dentro da assadeira quente quando você colocar o pão no forno, e feche a porta. Asse o pão como indicado na receita.

Loading...

Dicas

  • Resista ao impulso de enfarinhar suas mãos ou a superfície de trabalho. À medida que você sova a massa, ela vai soltar alguns pequenos pedaços em suas mãos e no balcão. Uma massa grudenta e úmida resultará em um pão mais macio.
  • A maioria das massas de pão podem ser modeladas de várias maneiras, de acordo com seu gosto pessoal; formas de pão são geralmente desnecessárias. Você obterá uma crosta mais crocante sem uma forma, já que ela protege a massa do calor direto e do vapor do forno. Modele o pão de maneira a obter o máximo de superfície de crosta. Expor uma maior superfície ao calor produzirá uma casca mais crocante.
  • Não abra a porta do forno durante o período de cozimento, já que isso fará o vapor escapar. O vapor produz a superfície crocante.

Aviso

  • Tome cuidado ao abrir a porta do forno no final do período de cozimento, pois ele estará cheio de vapor super aquecido. Fique bem afastado para deixar o vapor se dissipar -- o que acontecerá em alguns segundos -- e mantenha as crianças afastadas.

O que você precisa

  • Qualquer receita de pão com fermento biológico e os ingredientes necessários
  • Azeite de oliva
  • Revestimento de silicone para a massa não grudar na forma
  • Assadeira velha

Referências

Loading ...
Loading ...