Como fazer uma garça de origami

Escrito por chanda green | Traduzido por fernanda campello
Como fazer uma garça de origami
O tsuru, a garça de papel, é uma das dobraduras mais tradicionais do origami (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Origami é a arte japonesa de dobrar papel. A palavra "origami" significa dobrar (oru) papel (kami). Muitas coisas podem ser representadas por meio do origami, incluindo flores e animais. A garça de papel é uma das dobraduras mais complicadas do origami. Quando terminar, se você a tiver dobrado corretamente, você poderá puxar a cauda da garça para fazer com que suas asas se movam para cima e para baixo.

Instruções

    Vincando e dobrando

  1. 1

    As primeiras 12 dobras formarão os vincos necessários para criar a sua garça.

    Coloque o papel à sua frente em uma superfície plana e firme.

    Dobre o papel de modo que os dois cantos opostos se encontrem para formar um triângulo. Desdobre. Dobre novamente de modo que os outros dois cantos se encontrem. Desdobre. Você deverá ter dois vincos diagonais longos se cruzando no centro do papel. Esses dois vincos dividirão o papel em quatro triângulos.

    Em seguida, vire o papel de modo que uma das quatro bordas retas esteja virada para você e puxe o canto direito dessa borda para cima e para a esquerda de modo que ela se alinhe com uma das dobras diagonais, formando uma ponta à sua esquerda. Desdobre. A seguir, puxe o canto esquerdo da mesma borda em linha reta para cima e para a direita, de modo que ela fique alinhada ao vinco diagonal seguinte, formando um ponto à sua direita. Desdobre. Repita o mesmo processo, com cada uma das quatro bordas retas do papel, fazendo um total de oito dobras. Desdobre.

    Agora, puxe a borda em linha reta em direção à borda em linha reta no lado oposto do papel, formando um retângulo e fazendo um vinco horizontal no centro do papel. Desdobre. Vire o papel em 90 graus e dobre a borda seguinte em linha reta até a borda do lado oposto do papel, fazendo um segundo retângulo e outro vinco no centro do papel. Desdobre. Esses dois vincos dividirão seu papel em quatro quadrados menores.

  2. 2

    Dobre o papel de modo que os dois cantos opostos se encontrem para formar um triângulo. Não desdobre. Vocês está começando a criar a sua garça de papel. Deste ponto em diante, você usará praticamente os vincos feitos anteriormente, sem precisar de novos.

  3. 3

    Vire o papel dobrado de forma que a borda reta mais longa do triângulo esteja voltada para você. Coloque sua mão esquerda sobre a metade esquerda do triângulo segurando-a para fora. Então, segurando o canto do triângulo à sua direita com a mão direita, levante-o para fora, separando as duas camadas de papel para formar um cone triangular aberto. Concentre-se no cone. Ele deve ter quatro pontas na parte superior, duas mais próximas de você à direita e à esquerda e duas mais distantes à direita e à esquerda. Achate o cone aberto para que as bordas esquerdas da frente e de trás se encontrem, e faça o mesmo com as bordas da direita. Isso transformará o seu cone em duas abas dobradas para a direita e esquerda. Agora, dobre a aba à esquerda para baixo por cima da aba direita.

    Repita o processo, posicionando a sua mão direita sobre o lado direito do triângulo e dobre o canto esquerdo do seu triângulo e colocando-o para dentro das bordas triangulares da direita e para a esquerda, colocando a aba direita em cima da aba à esquerda. Seu papel agora deverá estar em forma de quadrado.

  4. 4

    Vire o papel de modo que o único canto fechado de seu quadrado esteja voltado para você de modo que você veja cinco longos vincos no papel. Nessa etapa, você estará lidando com o mesmo vinco superior direito por sobre duas camadas de papel. Coloque a mão esquerda sobre o lado esquerdo do papel, segurando-o na mesa. Em seguida, segurando o canto direito do papel -- apenas a camada superior -- levante-a para fora e empurre a ponta para o interior da dobradura, seguindo o vinco. Repita o processo com o canto direito da camada inferior do lado direito do papel.

    Agora, coloque a mão direita sobre o lado direito do papel e repita as duas etapas, empurrando o canto esquerdo do papel para o interior da dobradura, seguindo o vinco superior esquerdo. Ao terminar, você terá uma forma geométrica de quatro lados, sendo os dois lados curtos mais próximos a você e os dois lados mais longos mais distantes de você.

  5. 5

    Com o único canto fechado voltado para você, pegue a ponta superior da camada superior -- deverá haver três camadas no canto superior -- e puxe-o em direção a você, de modo que fique dobrado e virado para a mesa. Faça um novo vinco. Vire o papel e repita o processo com a outra camada do canto superior. Isso resultará em uma forma de diamante com uma ponta de duas camadas mais próxima de você e duas pontas separadas formando o canto mais distante.

  6. 6

    Pegue o papel com as duas mãos e vire-o 45 graus para o lado, de modo que você esteja vendo a borda do papel. Separe as duas camadas da borda mais próxima de você ao mesmo tempo em que separa as duas bordas mais longes de você, juntando e achatando as duas camadas da direita e as duas camadas da esquerda. Nesse ponto você deverá ter uma dobradura em forma de diamante com dois pontos separados formando a ponta da parte inferior da dobradura e duas camadas de uma única ponta em cima.

    Coloque o seu papel de volta sobre a mesa. Pegue a camada superior da ponta superior e dobre-a para baixo em cima dos dois pontos separados da ponta inferior. Faça um vinco. Vire o papel e repita o processo. Ao terminar, você deverá ter um triângulo.

  7. 7

    Vire o papel, de modo que a única borda fechada do triângulo esteja voltado para você. Separe ligeiramente as camadas do canto superior. Você deve ver as mesmas duas pontas formando a camada central da sua dobradura. Esses dois pontos formarão a cabeça e a cauda da garça.

    Segurando a borda fechada do triângulo, puxe a ponta da direita para fora e para a direita do triângulo em um ângulo de 45 graus, e faça um vinco na parte inferior da dobradura para segurá-la no lugar. Repita o processo para a ponta da esquerda. Escolha uma ponta para ser a cabeça da garça. Segure a pontinha dessa ponta, separe ligeiramente as duas camadas e empurre a borda fechada para baixo e dentro do ponto formando a cabeça triangular da garça.

    Segurando a parte inferior do pescoço da garça, que é a dobra na parte de baixo da cabeça, separe as asas da ave ligeiramente, dobrando-as para baixo sem vincar. Ainda segurando a dobra na parte inferior do pescoço, puxe a cauda da garça para cima e para a direita até que as asas se movam para baixo. Aliviar a pressão sobre a cauda deverá fazer com que as asas se movam para cima.

    Você fez uma garça de origami que bate as asas quando você puxa seu rabo!

O que você precisa?

  • Um quadrado de papel

Lista completaMinimizar

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível