O que as garotas adolescentes usavam nos anos 70?

Escrito por phil whitmer | Traduzido por ana carolina fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que as garotas adolescentes usavam nos anos 70?
A moda das garotas nos anos 1970 refletia os visuais hippies, punks e disco (Shopping image by Yvonne Bogdanski from Fotolia.com)

A moda adolescente dos anos 1970 foi uma continuação do visual "faça-você-mesmo" do final dos anos 1960. Os estilos das garotas eram dominados pelo visual disco a partir da metade década de 1970. As roupas mudaram de hippie extravagante para estilos influenciados por vestidos de festas disco, trajes noturnos e a moda das patricinhas. No final da década, o punk decadente começa a virar uma tendência.

O visual hippie

A moda adolescente no início dos anos 1970 era uma extensão da era hippie. Tecidos naturais com estampas paisley ou tingidas no estilo tie-dye eram uma sensação. Estilos étnicos exóticos estavam na moda. Blusões mexicanos e calças de vaqueiro eram populares, assim como trajes africanos e indianos ricos em padrões e cores. Calças de cintura alta, boca de sino e calças largas também estavam com tudo. As saias podiam ser micro, mini ou médias. As saias muito longas eram consideradas roupas de velho. Shorts e bermudas curtas eram usadas com topes no verão. Calçados confortáveis,tamancos e sandálias de couro eram itens da moda, enquanto as botas longas eram popularizadas pela cantora Nancy Sinatra e outros fashionistas. Brincos ciganos, echarpes e pulseiras feitos de jeans reciclado eram acessórios comuns na época.

O que as garotas adolescentes usavam nos anos 70?
A moda hippie era muito popular (Dmitrii Kotin/iStock/Getty Images)

O visual disco

Na metade da década de 1970, o estilo disco tomou conta dos jovens. As garotas se arrumavam mais quando iam para clubes e boates. Os vestidos disco tinham um estilo mais formal e glamouroso. Eles eram feitos de tecidos sintéticos como o poliéster e a seda artificial. As novas tecnologias permitiram que o poliéster acetinado fosse produzido com menor custo. Tal tecido era o ideal para os vestidos brilhantes e tomara-que-caias. Muitas roupas da época eram adaptadas de trajes de dance profissionais. Roupas decoradas com lantejoulas e strass eram feitas para brilhar e chamar atenção sob as luzes das discotecas. Tecidos metálicos de lamê atraíam atenção na pista de dança assim como as justas calças de lycra. Vestidos de tricô eram usados com sapatos-plataforma chamativos. Os calçados com solas grossas de até 15 cm eram frequentemente usados com calças jeans de marca.

O que as garotas adolescentes usavam nos anos 70?
Os tecidos sintéticos ditavam a moda nas pistas de dança (Purestock/Purestock/Getty Images)

Visual punk

A música e a cultura punk reviveram atitudes rebeldes dos movimentos anteriores da contracultura. O visual dos punks era remanescente dos garotos rebeldes, motoqueiros e mauricinhos da juventude dos anos 1950. A moda punk foi bastante influenciada por bandas populares da época como os Sex Pistols e os Ramones. O jeans e o couro predominavam. Jeans desgastados ou rasgados com camisetas surradas garantiram seu lugar na moda. Meias arrastão eram usadas com vestidinhos pretos. As calças estilo paraquedas, o jeans justo ou a calça com estampa de oncinha eram combinados com coturnos e botas Doc Martens para completar o visual. Os apetrechos punk para adolescentes incluíam jóias cravejadas e muitos rebites. Os rebites eram usados ​​em roupas e como piercings por alguns punks mais ousados.

O que as garotas adolescentes usavam nos anos 70?
A moda punk criou uma identidade (pedjalaya/iStock/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível