on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Garras encravadas em gatos

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Uma das questões mais importantes ao cuidar de gatos é o cuidado adequado com a garra. Uma garra encravada é um problema que pode ser particularmente doloroso, e interromperá a capacidade do animal de caminhar confortavelmente, se não for tratada. Há várias coisas que você deve entender sobre garras encravadas em gatos e como tratar o problema.

Uma garra encravada deve ser tratada imediatamente para manter seu gato saudável e feliz (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Descrição

Uma garra encravada em um gato é semelhante a uma unha encravada em um humano. A unha cresce na carne, na pata do animal, da mesma forma que uma unha cresce na pele sobre o pé de uma pessoa. Esse problema não ocorre muito frequentemente, mas, quando acontece, deve ser tratado imediatamente; a garra encravada pode abrir uma ferida através da qual as bactérias podem entrar, causando uma infecção.

Loading...

Sinais e sintomas

Um gato com uma garra encravada demonstrará vários sinais do problema. Ele pode andar de um jeito esquisito, pisando de leve na pata afetada. O animal aparecerá mais agitado e irritado, se isso estiver causando dor. Ao examinar as patas do gato, você notará que a garra está encravada, pois ele não será capaz de retraí-la confortavelmente, e a área ao redor pode parecer danificada, machucada ou infectada.

Tratamento

A melhor maneira de tratar uma garra encravada é levando o animal ao veterinário, para que o profissional recomende um procedimento. O veterinário pode aparar com segurança ou, se necessário, retirar a garra problemática. Ele também será capaz de determinar se uma infecção se estabeleceu . Não tente remover a garra encravada com o aparador de unhas, porque além de causar mais dor ao felino, você pode danificar a garra permanentemente.

Prevenção

A única maneira de evitar uma garra encravada em seu gato é removendo-as cirurgicamente (todas as garras do animal). No entanto, alguns donos acham essa solução uma prática desumana. Se você pertence a esse grupo, então inspecionar a garra regularmente e cortá-la é sua melhor opção. Cuidado para não cortar abaixo do sabugo (a carne rosa na base da unha). Isso causará muita dor ao gato e pode fazer a garra crescer de forma abusiva e ficar encravada.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...