Mais
×

Como fazer a gaseificação de madeira

Atualizado em 17 abril, 2017

A gaseificação da madeira é uma forma alternativa de combustível que vem sendo utilizada durante os tempos de escassez de petróleo ou carvão. Com o uso dos equipamentos apropriados, a madeira seca pode ser aquecida para uma forma gasosa de hidrogênio e monóxido de carbono através da limitação de disponibilidade do oxigênio. Sem o oxigênio, a madeira aquecida não poderá queimar da forma normal, transformando-se em gás. Os fogões à lenha e queimadores comerciais podem fazer a mesma coisa, essencialmente, mas há a possibilidade de criar sua própria versão desses produtos.

Instruções

A madeira pode ser transformada em gás se ela estiver seca, aquecida e caso crie uma limitação ao acesso de oxigênio (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
  1. Faça um buraco na tampa da lata de tinta. O buraco deve ser grande o suficiente para anexar um cano de forma segura. Isso permitirá que o gás flua para o queimador.

  2. Solde o encaixe do cano à tampa. O cano deve se encaixar à tampa enquanto também estiver apertado para não permitir o vazamento de gás e não permitindo que o oxigênio saia.

  3. Preencha a lata com madeira seca. Quanto maior for a quantidade, maior será a geração de gás.

  4. Coloque a tampa na lata de tinta. Martele-a de forma que esteja presa e pressurizada.

  5. Faça um furo na parte inferior de uma lata de sopa ou de legumes. Faça pequenos furos nas laterais para alimentar a chama. Solde a extremidade oposta do cano à lata menor, de forma que também fique pressurizada. Isso servirá como seu queimador.

Aviso

  • O gás produzido pelo seu gaseificador de madeira não deve ser utilizado para um sistema de combustão interna de motores. Vestígios de alcatrão podem estar presentes, estragando o motor.

O que você precisa

  • Lata de tinta
  • Furadeira
  • Canos
  • Máquina de solda
  • Madeira seca
  • Martelo
  • Pequeno fogão à gás
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article