×
Loading ...

O que são os gases halógenos?

A tabela periódica dos elementos pode ser encontrada na parte interna da capa de muitos livros de química. O grupo 7A da tabela abriga todos os halogênios; em ordem de número atômico crescente, são eles: flúor, cloro, bromo, iodo e astato.

Farol halógeno (Image by Flickr.com, courtesy of William "WillVision" GUILLON)

Gases

Em temperatura ambiente, dois dos cinco halogênios são gases, um é líquido e dois são sólidos. Os gases são o flúor e o cloro.

Loading...

Outro halógenos

O bromo é um líquido de rápida evaporação. O iodo sublima, em outras palavras, pula o estado líquido e passa diretamente de um sólido para um gás. Os isótopos de astato, um halogênio raro e radioativo, duram muito pouco. Seu isótopo mais estável possui meia-vida de apenas 8,3 horas. Assim como o iodo, o astato também se sublima.

Flúor

O flúor é o elemento mais eletronegativo da tabela periódica. Ele é tão reativo que se combina com quase tudo; ele é raramente usado em sua forma gasosa.

Cloro

O cloro é usado em várias aplicações. É mais conhecido por suas propriedades desinfetantes e é usado para tratar a água de esgoto em estações de tratamento. Também é jogado em piscinas para manter a água limpa.

Lâmpadas halógenas

As lâmpadas halógenas são feitas de quartzo em vez de vidro e possuem um halogênio em seus interiores. Apesar do filamento de tungstênio liberar um pouco de vapor, este se combina com o halogênio para formar um halóide. O halóide então recicla o metal perdido do filamento, fazendo-o durar muito tempo.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...