Como fazer gasolina

Escrito por brian adler | Traduzido por eduardo horst maidana
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer gasolina
A gasolina é um derivado do petróleo (supplying of gasoline image by João Freitas from Fotolia.com)

A gasolina é um derivado do petróleo, que é usada principalmente como combustível. O petróleo bruto é bombeado do subsolo da terra para a superfície e transformado em gasolina e outros produtos como querosene e benzeno. A gasolina é essencial para a rede de transportes mundial, e é o combustível usado pela maioria dos carros, fornecendo energia aos motores de combustão interna que os move sobre as ruas e estradas do planeta. A gasolina é altamente inflamável, devendo ser manuseada com cuidado.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Petróleo cru
  • Refinaria de petróleo

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Para produzir a gasolina, você precisa do petróleo bruto, de onde ela é derivada. O petróleo bruto vem principalmente de poços perfurados na terra. Apesar de ser muito comum antigamente nos EUA, as maiores fontes de petróleo dos dias de hoje estão no Oriente Médio. O petróleo é transportado do poço para a refinaria, através de oleodutos ou veículos, como caminhões-tanque ou navios petroleiros. O petróleo bruto é uma mistura de várias substâncias denominadas hidrocarbonetos, e existem variedades mais leves e fluidas outras que são quase tão grossas quanto asfalto e piche.

    Como fazer gasolina
    O petróleo bruto, que é a matéria-prima da gasolina, é retirado principalmente de poços terrestres (oil well image by michael langley from Fotolia.com)
  2. 2

    Para refinar o petróleo bruto e extrair a gasolina, são necessárias grandes instalações industriais, conhecidas como refinarias de petróleo. O processo tradicional é conhecido como destilação fracionada. Nesse processo, o petróleo, ou qualquer outra substância que você deseje refinar, é aquecido em uma espécie de tubo ou coluna oca gigantesca. Diferentes substâncias têm diferentes pontos de ebulição, e quanto mais baixo for esse ponto, mais leve ela é, e mais ela sobe na coluna. As substâncias do petróleo que formam a gasolina fervem a temperaturas entre 40 e 200 graus Celsius. Isto significa que, no processo tradicional de refino do petróleo, a gasolina é a segunda substância de cima para baixo na coluna, logo abaixo do gás de petróleo e acima do querosene.

    Como fazer gasolina
    O processo de fabricação da gasolina e outros derivados de petróleo é feito em refinarias, através de destilação fracionada (OIL image by brelsbil from Fotolia.com)
  3. 3

    Na próxima etapa do processo, a gasolina é retirada da coluna e é enviada por dutos para um outro tanque. A gasolina que normalmente é usada é uma mistura de diferentes derivados de petróleo, à qual é adicionada algumas outras substâncias. A gasolina de alta octanagem é produzida com a ajuda de um reformador catalítico, que transforma a gasolina de baixa octanagem, obtida através da destilação fracionada, em gasolina de alta octanagem, que satisfaz melhor os requisitos dos motores de maior performance. As moléculas de hidrocarbonetos da gasolina são rearranjadas, para formar moléculas maiores, de octanagem superior, que queimam de forma mais limpa. São misturados diferentes tipos de gasolina e nafta para fazer a mistura certa.

    Como fazer gasolina
    A gasolina de alta octanagem é produzida através do processamento da gasolina comum (race cars image by Warren Rosenberg from Fotolia.com)
  4. 4

    Para completar o processo, é necessário atender a alguns requisitos ambientais, que são cada vez mais rigorosos devido à preocupação com o aquecimento global e com a poluição. Algumas substâncias indesejáveis devem ser removidas da gasolina, como enxofre e éteres. Além disso, também não podem haver alguns derivados de petróleo em sua composição, como compostos aromáticos, nos quais se inclui o benzeno. A maior parte dos contaminantes são altamente tóxicos e tendem a poluir o meio ambiente. Depois que a mistura da gasolina estiver adequada e todos os requisitos locais e nacionais forem cumpridos, a gasolina está pronta para o uso, como combustível ou em outras aplicações.

    Como fazer gasolina
    A produção de gasolina deve também atender a alguns requisitos ambientais (Refuelling by gasoline of the modern car image by terex from Fotolia.com)

Dicas & Advertências

  • A gasolina e os outros produtos derivados do petróleo são altamente inflamáveis. Eles também emitem vapores tóxicos e devem ser utilizados somente ao ar livre, em áreas bem ventiladas. Evite respirar a fumaça de motores a gasolina, pois mesmo pequenos níveis de exposição podem ser fatais em minutos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível