on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

O que gasta mais água: banheira ou chuveiro?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Descobrir se é a banheira ou o chuveiro que gasta mais água, dependerá muito do tempo que a pessoa leva para tomar banho. Também dependerá do tamanho da banheira, ou seja, quantos litros de água cabem nela. Muitos especialistas que já pesquisaram sobre esse assunto sustentam que um chuveiro gasta mais água do que uma banheira. Entretanto, essa constatação depende do tempo médio do banho e do tipo de chuveiro usado.

Saber se um chuveiro gasta mais água que uma banheira dependerá também da duração do banho (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Chuveiro

Segundo o site da Universidade do Texas, um banho de chuveiro gasta normalmente entre 20 a 40 l de água por minuto. Se a vazão for menor, o gasto diminui para15 l por minuto. O tempo médio de um banho de acordo com os pesquisadores é por volta de 8,2 minutos. Sendo assim, os chuveiros mais eficientes gastarão 115 l de água, enquanto os chuveiros comuns gastarão entre 165 e 330 litros.

Loading...

Banheira

As banheiras diminuíram de tamanho desde a metade dos anos 90, segundo a organização americana Alliance for Water Efficiency. Elas têm capacidade entre 100 a 180 l de água, dependendo do nível máximo. Muitas casas com dois ou mais banheiros completos (com banheira, chuveiro, pia e vaso sanitário) podem ter banheiras de 280 l ou de maior capacidade. Caso seja um apreciador dos banhos de banheira, acabará facilmente usando mais água do que se tivesse optado pelo chuveiro.

Muitas banheiras do século 21 têm capacidade entre 100 a 180 l de água (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Comparação

Fazendo uma comparação entre os dois métodos, usando um chuveiro com vazão de 15 l por minuto e uma banheira com capacidade de 100 l, a banheira gasta quase 20 l a menos de água. O site "The Green 3D Home" também mostra que tomar uma ducha é uma atividade muito mais frequente do que tomar um banho de banheira. Os chuveiros representam aproximadamente 17% da água usada dentro de uma casa, enquanto que os banhos de banheira representam por volta de 2%.

Economia

Existem várias técnicas que podem ser usadas para que um chuveiro gaste menos água do que uma banheira. Primeiramente, use chuveiros com baixa vazão. Outra opção é diminuir gradualmente o tempo do banho, até que atinja por volta de cinco minutos. Esse é o tempo mínimo necessário para ficar realmente limpo. Um banho de cinco minutos, usando um chuveiro de baixa vazão, diminuirá o consumo para 70 l, que é bem abaixo do gasto de água de uma banheira.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...