Como gastar menos tempo na internet

Escrito por laura gee | Traduzido por carlos nascimento
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como gastar menos tempo na internet
Internet em excesso pode fazer mal (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Quando a internet era novidade, parecia ser mais ou menos infinitamente educacional. Não era tão óbvio para as pessoas que seria fácil acabar gastando tempo demais acessando sites. Contudo, atualmente ela se tornou tão invasiva e cheia de conteúdos que quase todo mundo pode perder quanto tempo quiser ou, em muitos casos, mais do que gostaria. Se você for uma dessas pessoas, poderá ser bem difícil gastar menos tempo na internet, mas há alguns truques que podem vir a calhar.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Não coma na frente do computador. Uma vez que todos precisamos comer, esse hábito assegura pelo menos pausas ocasionais. Fique um tempo com sua família ou seus colegas ou, caso viva sozinho, ouça música e aprecie a comida.

  2. 2

    Faça pausas para se exercitar. Recomenda-se fazer exercícios pelo menos uma vez por hora, para ajudar a evitar tensão no pulso e nos olhos, e se você se levantar e der uma volta durante essas pausas, haverá uma boa chance de que não voltará a se sentar em seguida.

  3. 3

    Visite bibliotecas. Pessoas que passam um bom tempo em livrarias e bibliotecas costumam ser devoradoras de livros. Ao garantir que sempre haja muitos livros ao seu redor, poderá pegar algum deles quando não estiver fazendo nada e caso escolha um que realmente o interessa poderá se sentir como se não estivesse apenas desperdiçando tempo.

  4. 4

    Assista TV ou filmes. A TV obviamente possui contraindicações e muitas pessoas assistem demais. Contudo, caso seja do tipo de pessoa que fica tempo demais na internet e nunca vê vídeos, pode ser que queira reconsiderar essa situação. Uma das maiores vantagens da TV e dos filmes, comparada à internet, é que eles são muito mais fáceis de aproveitar com outras pessoas. Vocês podem ver programas juntos, comentar sobre eles e discuti-los posteriormente, o que faz com que mude um pouco as coisas de vez em quando.

  5. 5

    Defina horas de trabalhos, caso trabalhe em casa usando a internet e apenas trabalhe dentro desse período. Se possuir um notebook e puder trabalhar em qualquer lugar, melhor ainda. Assim, o tempo para trabalhar fica bem distinto do resto do seu dia.

  6. 6

    Use um temporizador. Escolha um tempo definido para usar a internet diariamente e inicie o temporizador quando se sentar na frente do computador. Quando o período terminar, faça outra coisa.

  7. 7

    Estabeleça amizades reais com pessoas que compartilhem dos seus interesses. Muitas pessoas gostam dos grupos da internet porque é uma forma fácil de encontrar pessoas com interesses similares online. Isso não é impossível no mundo real. Procure por bares e aulas com atividades relacionadas com o que você gosta.

  8. 8

    Mantenha uma lista do que fazer, em uma folha de papel, sobre suas tarefas e atividades de lazer. Quando tiver tempo livre, escolha um item da lista. Se estiver na folha de papel, você não precisará se sentar na frente do computador e sentir-se tentado a ficar lá.

  9. 9

    Tente uma desintoxicação de internet, especialmente se nada mais funcionar. Não use nada de internet por uma semana ou mais (exceto para trabalho, se for absolutamente necessário). Durante esse tempo, poderá redescobrir outras atividades que gostaria de fazer e perceber que é fácil passar menos tempo na internet em seguida.

Dicas & Advertências

  • Caso conheça mais alguém que gostaria de passar menos tempo na internet, mantenha um contato regular e converse sobre como vai a vida. Estar presente na vida de alguém pode realmente ajudá-lo a se sentir motivado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível