Saúde

O que é gastrite eritematosa?

Escrito por contributing writer | Traduzido por tiele machado

A gastrite é uma irritação ou inflamação no revestimento do estômago, e também pode se referir à erosão do revestimento. A eritematosa ocorre quando a pele fica vermelha por causa da dilatação dos vasos sanguíneos. Em alguns casos, é uma resposta normal a uma inflamação e pode acelerar a cicatrização. Porém, casos severos de dilatação de vasos sanguíneos podem enfraquecê-los e rompê-los, causando sangramento na área.

Outras pessoas estão lendo

Tipos e causas

A gastrite pode ser aguda ou crônica. A aguda é de curto prazo, geralmente menos de seis meses, usualmente causada pela ingestão de produtos ou alimentos que irritam e corroem a mucosa gástrica, incluindo álcool e drogas. A gastrite crônica geralmente tem origem autoimune, mas também pode ser causada por estresse, úlcera crônica ou lesões cancerígenas, durando mais do que seis meses. Infecções causadas pela Helicobacter pylori, uma bactéria localizada no revestimento do estômago, também são uma das causas da gastrite.

Diagnóstico

Procedimentos não invasivos incluem a ultrassonografia, ressonância magnética e tomografia computadorizada. Procedimentos invasivos, como a endoscopia, podem visualizar claramente a vermelhidão da gastrite eritematosa, sinais de lesões em desenvolvimento e sangramentos. As infecções bacterianas podem ser diagnosticadas com o teste respiratório com ureia.

Sinais e sintomas

Depois da gastrite, vem a anorexia. Ela é uma resposta normal do corpo para minimizar os danos ao estômago causados pela secreção de ácido gástrico a cada refeição. Se alimentos forem inseridos à força pelo trato gastrointestinal, há a possibilidade da ocorrência de náusea e vômito. Também pode haver cólicas abdominais, diarreia e febre. Em casos severos, pode ocorrer hemorragia gastrointestinal indolor se o revestimento da mucosa for perfurado ou se vasos sanguíneos forem rompidos.

Tratamento

Dependendo da causa original da gastrite, as intervenções são diferentes. Tratamentos medicinais incluem dieta, terapia dos fluídos e medicamentos. Uma dieta suave ou líquida pode diminuir o estresse do estômago durante a digestão. Os antibióticos também são indicados se a doença for causada por uma infecção. Tratamentos medicinais com antiácidos, inibidores da bomba de prótons e anti-histamínicos ajudam na cicatrização gástrica, diminuindo a acidez do estômago e criando um ambiente propício para a regeneração da mucosa gástrica. O consumo de álcool é vetado por causa do seu efeito ácido. Em caso de desidratação por causa da anorexia ou vômito excessivo, é necessário hidratar-se. Como última opção, em caso de morte de tecido ou hemorragia grave, é realizada uma cirurgia. Ensinamentos saudáveis podem ajudar bastante o paciente, além de melhorar o prognóstico da doença e diminuir a chance de recorrência.

Cuidados

A gastrite pode atingir qualquer pessoa em qualquer momento. Estar ciente da doença pode poupar tempo, dinheiro e vidas. Os sinais e sintomas não devem ser ignorados. Hábitos e dietas saudáveis são de suma importância. O tratamento da doença é possível, com exercícios e visitas regulares ao médico.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media