Mais
×

Como fazer um gatinho sair de baixo da cama

Atualizado em 17 abril, 2017

Nem todos os gatinhos se sentem imediatamente à vontade no novo ambiente. Quando você traz um novo filhote para casa, há sempre uma chance de que ele fique com medo e se esconda. Se o seu bichinho correr e se esconder debaixo de uma cama, você pode tentar alguns métodos diferentes para tirá-lo. No entanto, você deve sempre demonstrar paciência durante o processo ou vai acabar assustando o gatinho ainda mais.

Instruções

Ajude seu gatinho a se acostumar com sua casa nova (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)
  1. Diminua as luzes da sala e desligue todos as televisões ou rádios. A penumbra e o silêncio ajudam a confortar o gatinho.

  2. Coloque um rastro de petiscos de gato partindo de baixo da cama para o espaço aberto. Afaste-se silenciosamente da cama e deixe o gatinho explorar os petiscos por conta própria.

  3. Sente-se no chão em frente à cama. Não faça movimentos bruscos ou barulhos. Você quer que o gatinho se sinta confortável e não ansioso. Chame o gatinho com uma voz suave e calma.

  4. Seja persuasivo, atraindo o gatinho para fora do esconderijo, balançando um brinquedo pendurado à frente da cama, ou puxando-o pelo chão debaixo da cama.

  5. Deixe o gatinho em paz. Mantenha outras pessoas fora do recinto. Coloque água e comida no meio do cômodo. Coloque também uma caixa de areia. Verifique periodicamente o gatinho. Procure por horários específicos em que o gatinho sai de baixo da cama para comer.

  6. Continue verificando o gatinho periodicamente. Depois de alguns dias, haja como se você estivesse entrando e saindo da sala em torno da hora da alimentação para ele pensar que está sozinho. Sente-se no canto da sala com petiscos para o gato. Quando o gato sair, deixe-o comer. Coloque a mão à sua frente no chão. Coloque um petisco em sua mão. Não faça movimentos bruscos. Deixe o gatinho chegar até você.

Dicas

  • Gatinhos novos devem se acostumar com novos ambientes. Deixe-o explorar por conta própria e vir até você. Visite-o frequentemente no cômodo para que ele se acostume com a sua presença.

Aviso

  • Não levante a voz ou demonstre frustração. Levantar a voz não faz nada além de aprofundar o medo em seu gatinho.
  • Evite mover a cama. Você pode esmagar o gatinho ou machucá-lo se você mover a cama da maneira errada.

O que você precisa

  • Petiscos para gatos
  • Ração para gatos
  • Água
  • Caixa de areia
  • Brinquedo para gatos
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article