Por que meu gato faz um barulho como se estivesse engasgado?

Escrito por corey morris | Traduzido por danilo rodrigues
Por que meu gato faz um barulho como se estivesse engasgado?

Engasgos são geralmente normais em gatos, mas podem apontar para uma condição mais grave

cat image by JASON WINTER from Fotolia.com

Os gatos fazem muitos sons ao andar por aí. Às vezes, esses ruídos causam preocupação ou mostram um potencial problema de saúde no seu amigo felino. Vômitos ou bolas de pelo causam a maioria dos sons de engasgo, mas estas não representam qualquer perigo para a saúde de seu animal de estimação e aqueles geralmente significam alimentação em excesso. No entanto, alguns casos de engasgos apontam para um problema mais grave.

Outras pessoas estão lendo

Tipos de engasgo

A gravidade dos ruídos de engasgos varia de uma pequena tosse a uma grave asfixia. Curtos episódios ocorrem frequentemente quando seu gato vomita comida. Comer em excesso alimentos que não fazem bem ou causam enjoo pode ser a causa. Os períodos mais longos geralmente indicam bolas de pelo, às vezes misturadas com alimentos ou líquidos que os gatos ingerem após fazerem sua higiene. No entanto, longos engasgos ocorrem quando se sufocam com um objeto estranho.

Efeitos do engasgo

A maioria dos sons de engasgos não deve causar pânico. Alguns tipos de tosse vêm como sintomas de alergias ou asma. O reflexo de engasgos não representa qualquer dano ao sistema de respiração ou à laringe de um felino, no entanto, as bolas de pelo frequentes e muitas lambidas no pelo apontam para sinais de um problema maior, como uma erupção cutânea ou uma infecção na pele. Diagnostique devidamente o problema levando o seu gato a um veterinário.

Equívocos sobre os engasgos

Vários equívocos giram em torno do tema do engasgo de gatos. As bolas de pelo são uma ocorrência natural e comum na vida do felino, não representando uma ameaça para a saúde do seu gato. Estes desenvolvem alergias tal como as pessoas e também desenvolvem problemas pulmonares e respiratórios. Às vezes, espirram ou tossem como os seres humanos. A melhor maneira de descobrir se o seu felino tem um problema médico sério é vê-lo em repouso. Compare o seu comportamento saudável com o comportamento doente para descobrir a causa.

Assistência emergencial

Se seu gato se engasgar com um objeto estranho, os primeiros socorros devem começar imediatamente. Os sinais deste problema incluem quando seu gato põe as patas na face, tenta tossir, mas não consegue, ou tem dificuldade para respirar. A manobra de Heimlich serve como a forma mais eficaz para aliviar o seu felino de um objeto estranho (ver seção Referências para obter instruções). Remova todos os objetos, como coleiras, por exemplo, antes de fazer isso. Se o objeto não aparecer, procure um veterinário rapidamente.

Prevenção/Solução

Seu veterinário pode passar uma medicação para ajudar a diminuir as ocorrências de bolas de pelo. Higienizar seu gato com uma escova também diminui a quantidade de pelos que ele engole. Para evitar que se engasgue com objetos estranhos, mantenha as áreas que ele geralmente explora livre de pequenos itens que ele poderia facilmente mastigar, sobretudo no caso de filhotes. Contate um veterinário se o seu gato adoecer ou desenvolver um sério problema de engasgos. Uma ajuda precoce poderá evitar que um problema sério se agrave.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media