Por que um gato castrado ainda pulveriza?

Escrito por jelena woehr | Traduzido por julio vizo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que um gato castrado ainda pulveriza?
Por quê um gato castrado ainda pulveriza? (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Gatos machos castrados podem continuar a pulverizar e a marcar seu território com urina. Embora muitos parem após a castração, aqueles que continuam estão provavelmente reagindo ao estresse ou a um problema de saúde. Esse comportamento pode ser resolvido com compreensão e abordando a saúde física, comportamental e o meio ambiente do gato.

Outras pessoas estão lendo

Estresse

O estresse é a causa mais comum para pulverização de gatos machos castrados. A maioria não reage bem às mudanças e isso se expressa através da pulverização de urina. Esse comportamento é frequentemente visto quando um gato muda de casa com uma família. Mesmo algo tão simples, como reorganizar os móveis, pode iniciar o processo. Outras possíveis causas desse estresse incluem um novo membro da família, um novo animal de estimação, visitantes, brigas com outros gatos ou até mesmo um gato de rua marcando território perto da casa do animal.

Por que um gato castrado ainda pulveriza?
Gatos em uma casa nova (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Saúde

A pulverização também pode ser uma reação a um problema de saúde. Gatos que de repente começam a pulverizar devem ser levados ao veterinário e passar por check ups que possam averiguar o motivo do comportamento. A infecção urinária, infecção do trato urinário (cistite) ou outras doenças do sistema urinário podem fazer um gato macho castrado pulverizar. Se for identificado um problema de saúde, ele deve ser tratado imediatamente.

Por que um gato castrado ainda pulveriza?
Gato na caixa de areia (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Dominância

Gatos que lutam pelo domínio de sua casa podem pulverizar para marcar território. Gatos machos castrados também podem pulverizar se virem outro gato através de uma janela, mesmo que ele não possa sair. Se o problema começar na época em que um novo gato seja introduzido à família, o gato dominante morre ou os dois começarão a lutar com frequência. Lutas pela dominância tendem a ser a culpa mais frequente da pulverização.

Por que um gato castrado ainda pulveriza?
Cão e gato (Janie Airey/Lifesize/Getty Images)

Soluções

Qualquer gato macho castrado que tenha o hábito de pulverizar deve ser examinado por um veterinário para identificar ou eliminar um problema de saúde. Uma vez que os problemas de saúde tenham sido sanados, devem ser procuradas outras causas para a pulverização. Um produto que contenha um feromônio calmante pode ajudar a reduzir a pulverização relacionada ao estresse. Restringir os passeios na rua também pode ajudar. Mudanças da rotina diária do gato devem ser evitadas. Se houver batalhas de dominância na casa, um especialista deve avaliar a situação e criar um plano para acabar com as brigas. Todas as manchas de urina devem ser completamente limpas com um limpador enzimático para impedir que os gatos pulverizem na mesma área. Vinagre branco funciona bem com manchas leves. Outras podem exigir uma limpeza mais intensiva. Para manter os gatos longe de uma área favorita para pulverização, existem vários detectores de movimentos que afastam os animais emitindo ruídos altos ou sopros rápidos.

Por que um gato castrado ainda pulveriza?
Gato sendo examinado (Comstock/Comstock/Getty Images)

Gerenciamento contínuo

Se um gato tem um histórico de pulverização, o gerenciamento contínuo significa manter o nível de estresse tão baixo quanto possível. Faça as alterações na rotina do gato gradualmente. Considere evitar a aquisição de outros animais de estimação até que ele pare de pulverizar. Se uma mudança for inevitável, use um produto específico para manter o animal calmo até que ele se adapte à sua nova rotina.

Por que um gato castrado ainda pulveriza?
Afeição do gato (Thomas Northcut/Digital Vision/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível