O que fazer se o gato não deixa cortar suas unhas

Escrito por mark s. baker | Traduzido por aline fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que fazer se o gato não deixa cortar suas unhas
Afagar o seu gato enquanto estiver no seu colo pode deixá-lo tranquilo para cortar as garras (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Aparar as garras do seu gato é uma parte essencial de manter a boa saúde do seu bicho de estimação. Garras longas demais podem ficar presas em superfícies, como tapetes ou portas de tela, fazendo com que seu gato entre em pânico e se machuque ao tentar se libertar. As garras também podem ficar infectadas se não forem cuidadas, pois, às vezes, elas se tornam tão longas que acabam se curvando e furando a almofada da pata, causando uma infecção. Para os gatos que dificultam o corte das unhas, normalmente tudo o que precisa ocorrer é uma abordagem calmante. Entretanto, alternativas, como tapetes arranhadores ou cortá-las profissionalmente, também são possíveis.

Outras pessoas estão lendo

Experimente uma abordagem calmante

Ter as unhas aparadas pode ser uma experiência estressante para alguns gatos, então deve-se adotar uma abordagem calmante para cortá-las. Faça com que o gato venha até você, em lugares como uma cadeira ou uma cama, e permita que ele se acomode em seu colo. Alise-o gentilmente e fale com ele em um tom baixo e calmante. Dê alguns petiscos de gato para deixá-lo à vontade. Depois corte as unhas. Estenda as patas entre os dedos polegar e indicador de sua mão livre e utilize um aparador de unhas para gatos, ou até mesmo um aparador comum, para cortar as garras. Desde que você não seja agressivo demais, o gato deve ficar bem. Interrompa o processo, se for necessário deixar seu gato se acalmar, e tente a mesma abordagem mais tarde.

Deixe a natureza cuidar do problema

Dê ao seu gato diversas opções para cuidar de suas garras sozinho. Forneça um ou dois postes arranhadores em cômodos onde ele passe bastante tempo e alguns tapetes arranhadores em outros lugares da casa. Os gatos possuem uma inclinação natural para arranhar e provavelmente utilizarão os tapetes e postes, o que deve resolver a maior parte dos problemas com as garras. Para os filhotes, quando eles tentarem afiar as unhas em algum outro item, como o carpete ou os móveis, pegue-os e leve-os até um tapete ou poste de arranhar. Com o tempo, eles aprenderão a ir para lá sozinhos quando sentirem vontade de arranhar.

Peça a um veterinário para cortar as garras

Peça ao veterinário para que corte as garras do seu gato se suas tentativas acabarem com o gato debaixo da cama e você procurando um curativo. Os veterinários estão acostumados a lidar com animais difíceis diariamente e serão capazes de aparar as unhas do seu gato. Isso lhe custará uma taxa pela visita, mas você pode combiná-la a um check-up geral para ajudar a diminuir os gastos.

Cubra as unhas

Se nada der certo e você não conseguir cortar as unhas do seu gato, pedir a um veterinário para fazê-lo ou convencer o gato a utilizar um tapete arranhador, você pode colocar protetores de unhas nas patas dele. Eles não impedirão o crescimento, mas protegerão seus pertences e seus convidados dos arranhões do gato.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível