Por que meu gato se esconde debaixo da cama?

Escrito por adele eliot | Traduzido por ana rodrigues
Por que meu gato se esconde debaixo da cama?

Gatos se esconderão debaixo da cama por várias razões, incluindo brincadeiras

cat waiting image by Yasen Pramatarov from Fotolia.com

Os gatos irão esconder-se debaixo das camas por inúmeras razões. De acordo com o site Iams, eles podem usar o espaço para ter tempo longe do barulho e do estresse do resto da casa ou mostrar que estão se sentindo brincalhões. No entanto, se esconder embaixo da cama também pode ser um sinal de que seu gato está se sentindo mal.

Outras pessoas estão lendo

Identificação

Ao manter o controle quando o seu gato se esconder debaixo da cama, você será capaz de reconhecer suas necessidades e responder a elas adequadamente. Você saberá se ele está com medo, quer brincar, ou gostaria de ser deixado sozinho. Quando seu gato se sente brincalhão, ele pode se concentrar em você com a boca aberta (mas não mostrando os dentes) e ronronar, movendo-se em sua direção em uma posição agachada. Gatos que estão com medo respiram rapidamente e podem fugir de seu toque. O que quer ser deixado sozinho pode virar as costas ou evitar olhar diretamente para você. Se ele também perdeu o apetite e parece angustiado ou apático, esconder-se debaixo da cama também pode ser um sinal de que ele está doente e precisa de cuidados veterinários.

Significado

Embora haja uma abundância de razões inofensivas para que os gatos se escondam debaixo da cama, se esse comportamento é incomum para o seu, ele pode estar com dor ou sofrendo. Como o site Flea Control explica, gatos selvagens que estavam doentes ou feridos encontravam um lugar para se esconder de predadores e esse comportamento continua existindo em gatos domésticos. Se o seu animal se recusa a sair do esconderijo ou insiste em voltar lá se você removê-lo, então isso poderia ser um sinal de que ele está doente.

Causas

Os gatos utilizarão o espaço debaixo da cama como um lugar para ficar longe do barulho ou perturbação e para um sono ininterrupto. Eles também podem explorar e brincar no espaço. Se estão com medo, nervosos ou com mal-estar, então, a área sob a cama oferece segurança e proteção. Mesmo que o seu gato fique normalmente confortável em torno de pessoas, ruídos externos, como fogos ou tempestades, podem assustá-lo, fazendo-o procurar um lugar para se esconder.

Prevenção/solução

Apesar de se esconder ser um comportamento natural para os gatos, se você não quer que o seu se esconda debaixo da cama, a única maneira de pará-lo é bloquear a área. Proporcionar um esconderijo alternativo, como uma caixa de papelão em uma parte isolada da casa, também ajudará. Como a especialista em gatos Sarah Hartwell escreveu em 2004, se o seu gato tem um temperamento nervoso, reduzir o ruído e movimento ao redor da casa ao mínimo irá incentivá-lo a ganhar mais confiança.

Considerações

Se você está feliz em deixar o seu gato se esconder debaixo da cama, é importante garantir que a área seja limpa regularmente. Poeira e cabelo acumularão ao longo do tempo, e poderão ser arrastados pela casa pelo gato, ou até mesmo causar problemas respiratórios em seu animal de estimação. É também vital certificar-se de que não existem objetos com arestas cortantes ou pontas debaixo da cama, e remover qualquer coisa que o gato possa mastigar ou ingerir.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media