Saúde

Por que meu gato espirra muito?

Escrito por kay wagers | Traduzido por camila batista
Por que meu gato espirra muito?

Espirros frequentes podem ser indicativo de problemas de saúde

Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images

Como um dono responsável, certifique-se de que seu gato tenha bastante comida e água. Você deve também observá-lo para não perder nenhum sintoma de problemas de saúde. Se o seu gato espirra muito, isso pode ser um sinal de que é hora de consultar um veterinário.

Outras pessoas estão lendo

Os fatos

Espirros ocasionais de seu gato não são motivo para se preocupar. Se o seu gato espirra muito, com ou sem corrimento nasal, preste atenção. Espirros frequentes podem ser uma indicação de que seu gato tem um problema de saúde. Causas potenciais dos espirros crônicos de seu gato incluem alergias, uma infecção viral, uma doença chamada rinite crônica ou obstrução nasal.

Alergias

Assim como humanos, gatos estão suscetíveis a alergias no ambiente. Se o seu gato é alérgico a pólen e se há grande quantidade de pólen no ar, o gato espirrará muito. Gatos podem também ser alérgicos a produtos químicos. Se você trouxer um novo produto de limpeza para casa e seu gato é alérgico a ele, isso provocará espirros. Remover o alérgeno do ambiente do seu gato ou limitar o tempo dele ao ar livre podem trazer alívio das alergias.

Infecção viral

Diversos vírus podem causar espirros frequentes em gatos. Se o seu animal teve contato com outros gatos, especialmente se você o adotou de um abrigo ou criador recentemente, então ele pode ter uma infecção do grupo de vírus da herpes ou do grupo do calicivírus. Ambos são altamente contagiosos entre gatos e podem causar sintomas incluindo descarga nasal e espirros frequentes. O veterinário pode determinar qual vírus está provocando os espirros e prescrever tratamento.

Rinite

Se o seu gato espirra muito, está respirando ruidosamente e têm secreção nasal que cheira mal, então ele pode ter uma infecção bacteriana. Se a infecção não for tratada, pode evoluir para rinite crônica. Essa doença irrompe quando seu gato está estressado ou quando não se sente bem, e se assemelha a resfriados em humanos. Há chance de a rinite piorar e tornar-se pneumonia. O veterinário pode reduzir a causa da rinite e tratá-la.

Outros

Se o seu gato passa muito tempo ao ar livre, os espirros frequentes dele podem ser causados por uma folha de grama presa dentro do nariz. O gato espirrará bastante para que o corpo dele tente expelir a obstrução. A mesma coisa pode acontecer se ele desenvolver um tumor dentro da passagem nasal: ele espirrará em uma tentativa de se livrar do bloqueio. Pequenos objetos, como folhas de grama, geralmente se soltam. O veterinário precisará examinar algum tumor para determinar se é benigno ou maligno.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media