Mais
×

Por que meu gato morde meu cabelo?

Atualizado em 17 abril, 2017

O comportamento de um gato pode ser por vezes incompreensível. Se o seu gato estiver mordendo o seu cabelo, pode ser um simples gesto de afeição ou um sinal de que seu animal de estimação precisa de atenção.

Morder o cabelo pode ser desencorajado (the cat image by Milena Kowalska from Fotolia.com)

Higiene

Os gatos frequentemente mordem o próprio pelo quando estão se limpando. Como são animais sociáveis, muitas vezes eles limpam outros gatos, o que inclui morder o pelo deles. Às vezes, eles também tentam limpar os humanos.

Lamber o pelo

O equivalente felino a chupar o dedo, muitos gatos passam bastante tempo neste comportamento de lamber os pelos. Às vezes, um cobertor ou até mesmo o seu cabelo pode deixar o gato fixado neste comportamento.

Significado

É importante ficar atento a esse tipo de comportamento, pois pode ser um sinal de alerta de que o gato está sob estresse. Higiene excessiva em gatos é um sinal comum de ansiedade.

Prevenção/solução

A solução mais simples é impedir que o gato chegue no seu cabelo. Estimule seu gato, brincando e interagindo com ele. Dê a ele um brinquedo de mastigar.

Aviso

Evite disciplinar seu gato por esse comportamento. Isso só vai conduzir ao estresse e outros comportamentos ruins. A chave é ensinar ao gato a evitar esse comportamento, deslocando-o para outra atividade mais saudável, como brincar.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article