Gato com muco sanguinolento

Escrito por tracy hodge | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Gato com muco sanguinolento
O muco sanguinolento em gatos pode ser um sinal de uma afecção (cat image by Zbigniew Nowak from Fotolia.com)

O muco sanguinolento em gatos pode ser um sinal de uma afecção séria, como infecção respiratória ou câncer pulmonar. O muco sanguinolento pode estar presente nas fezes do gato ou nas membranas mucosas nasais.

Outras pessoas estão lendo

Câncer pulmonar

Os gatos podem desenvolver câncer pulmonar decorrente de tumores em outra parte do corpo, os quais podem metastatizar-se (disseminar-se) para os pulmões. O câncer de pele e o câncer ósseo em gatos são dois dos tipos que podem se disseminar para os pulmões. Os sintomas do câncer pulmonar em gatos pode depender do tipos de tumores, bem como de seu número e tamanho. Os sintomas associados ao câncer pulmonar podem incluir respiração superficial, letargia e tosse. Em alguns gatos, o muco sanguinolento pode ser levado para cima com as graves crises de tosse. Isto ocorre geralmente em gatos câncer pulmonar mais avançado. À medida que essa afecção piora, a quantidade de muco sanguinolento pode aumentar, e os gatos eventualmente sofrem acentuada perda de peso e a morte.

Colite

A colite é uma afecção em que há inflamação do revestimento colônico. Ela pode ser uma condição crônica ou o gato pode experimentar o início súbito dos sintomas. Em gatos, a colite pode ser causada por condições, como câncer, bactérias, parasitas, pancreatite e estresse. Os sintomas de colite em gatos podem ser: diarreia, defecação frequente, esforço para defecar, vômito, desidratação, dor abdominal, constipação e apetite reduzido. Um dos primeiros sintomas que muitos proprietários podem notar é o muco sanguinolento nas fezes de seus gatos. Isso é uma indicação que o intestino grosso está irritado ou inflamado. Em gatos não tratados, pode ocorrer piora dos sintomas e acentuada perda de peso. Seu veterinário pode examinar uma amostra das fezes do animal, realizar o exame de sangue (como a contagem sanguínea completa), bem como um ultrassom para descartar o câncer.

Secreção nasal

Os gatos podem desenvolver condições que podem causar espirros e secreção de muco sanguinolento pelo nariz. Algumas afecções que podem causar essa secreção nasal são: alergias, infecções respiratórias, tumores ou doença dental. Se o seu gato tiver muco sanguinolento no nariz, consulte o seu veterinário para obter diagnóstico e tratamento apropriados. De acordo com o site americano Pet.place.com, outros sintomas que podem exigir o imediato tratamento, quando acompanhados de muco sanguinolento, são: mau odor na boca ou no nariz, engasgos, sangramento nas narinas, edema nasal, perda de apetite, letargia, perda de peso e deglutição excessiva.

Infecções oculares

Segundo o site americano "Peteducation.com", um gato saudável deve ter olhos úmidos e limpos. Os gatos são sensíveis a infecções causadas por bactérias que crescem no muco. Os sintomas de uma infecção ocular em felinos podem incluir muco sanguinolento nos olhos, hiperemia e edema. A presença de muco sanguinolento nos olhos indica presença de infecção, podendo ser necessária uma pomada antibiótica.

Considerações

Os gatos que sofrem de muco sanguinolento nos olhos, nariz ou fezes devem ser avaliados por um veterinário. Isto assegurará um diagnóstico e um plano de tratamento apropriados, além de identificar quaisquer afecções de base que causem o muco sanguinolento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível