×
Loading ...

Por que meu gato parou de usar a caixa de areia?

Um dos principais motivos pelo qual os gatos são entregues aos abrigos de animais é o fato deles pararem de usar a caixa de areia. Seguem algumas medidas fáceis para fazer com que seu gato volte a usá-la e pare de urinar ou defecar nos lugares errados.

Há algumas soluções para fazer o seu gato usar a caixa de areia novamente (Renee Althouse/Demand Media)

Saúde

De acordo com o livro "Cat Owner's Home Veterinary Handbook" (Delbert G. Carlson, DMV, et al, 1995), muitos problemas de saúde, como infecções urinárias ou problemas neurológicos, podem fazer um gato perder o controle de sua bexiga ou intestino. Um gato que não usa a caixa de areia deve ser levado ao veterinário.

Loading...
Se o gato parou de usar a caixa de areia, leve-o ao veterinário (Renee Althouse/Demand Media)

Estresse

Outra razão pela qual um gato pode de repente parar de usar a caixa de areia é o estresse, de modo que o gato não se sinta seguro usando-a. Tente mover a caixa para onde o gato está se escondendo ou para onde ele tem ido agora.

Tente mover a caixa de areia para onde o gato está se encondendo (Renee Althouse/Demand Media)

Mudanças

Os gatos têm preferências individuais quando se trata do tipo de areia que eles gostam. Tente alterar o tipo de areia e limpar a caixa com mais frequência para ver se isso faz diferença.

Mude o tipo de areia da caixa (Renee Althouse/Demand Media)

Pelos

Gatos com pelos longos podem ficar com fezes presas no pelos e acidentalmente arrastar as fezes por toda a casa. Esses gatos precisam ter os pelos sob o rabo aparados.

Pelos longos podem ser um problema (Renee Althouse/Demand Media)

Borrifando

Os gatos machos que não são castrados borrifam urina para marcar o território, enquanto as gatas não esterilizadas borrifam quando estão no cio. A castração ou esterilização deve resolver o problema.

Os gatos não castrados borrifam para marcar território (Renee Althouse/Demand Media)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...