Mais
×

O que é um gato rajado?

Atualizado em 21 novembro, 2016

Os gatos rajados são aqueles que têm um conjunto de marcas específicas em sua pelagem. "Rajado" não é uma raça, mas um termo que descreve as listras, manchas e redemoinhos das diferentes cores de pelos. Existem quatro tipos de padrões rajados e eles podem ter mais de duas cores. As listras são bem comuns e podem ser encontradas em diferentes raças de gatos.

"Rajado" é um termo que se refere às marcas nos pelos dos gatos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O que significa rajado

Rajado é um tipo de marca encontrada em gatos. Em geral, se refere a listras na pelagem que podem ser acentuadas por pequenas manchas ou linhas curvas. Ao contrário de algumas crenças, o rajado não existe como uma raça. As marcas não são exclusivas em um tipo específico de gato. Elas são encontradas em uma variedade de raças, sejam puras ou mestiças e tanto em animais selvagens como domésticos. As marcas rajadas são naturais e alguns especialistas afirmam que elas eram o padrão de pelagem original dos felinos.

Padrões

Todos os gatos rajados têm marcas parecidas ao redor do rosto. Elas incluem círculos escuros em torno dos olhos, linhas nas bochechas e, frequentemente, listras em forma de M na testa. Uma variedade de padrões diferentes se apresentam no corpo de um gato e todos são considerados tipos de rajados. No entanto, distinguem-se por alguma característica que se destaca.

O rajado clássico ou manchado tem listras sinuosas bem definidas ou manchas marmóreas na lateral. O tigrado tem linhas retas que se estendem paralelamente no sentido vertical nas laterais do corpo e nas costas. Os rajados pintados têm manchinhas no corpo que podem ser bem definidas ou fracas, pequenas ou grandes. Os rajados agouti têm marcas ao redor do rosto, mas não têm listras nem manchas no corpo. Em vez disso, o corpo tem pelagem do tipo agouti, com pelos de cores alternadas, normalmente, preto ou marrom.

Cores

Assim como há vários padrões de pelagem que um rajado pode ter, ele também pode ter várias cores diferentes. Os gatos tigrados podem ser marrons, "azuis", creme, laranjas ou cinzas. Visto que há duas ou mais cores diferentes no gato, a cor verdadeira pode ser determinada, olhando a ponta da cauda ou da parte listrada da pelagem. Os rajados marrons são exceção, pois têm listras pretas em uma pelagem com um tom de marrom. Cinza significa listras pretas em uma pelagem branca ou acinzentada.

Raças com rajados

Inúmeras raças de gatos podem ter uma das muitas marcas rajadas. Os maine coons são considerados a raça pura mais popular de gatos rajados. O pelo-curto americano é muito comum nos Estados Unidos e o rajado é uma das marcas mais comuns da raça. Até mesmo os colorpoints de pelo curto, os parentes coloridos dos siameses, podem exibir listras. Outras raças que possuem as marcas rajadas e cores são os persas e o Scottish fold.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article