Mais
×

Como saber como um gato está se sentindo

Atualizado em 21 novembro, 2016

Os gatos são criaturas expressivas, desde os olhos até a ponta dos rabos. Aprender a interpretar as sutis pistas de linguagem e comportamento deles é a chave para entender como se sentem. Isso é especialmente importante quando você lida com gatos perdidos ou novos na família. A compreensão de como decifrar os sentimentos de um gato pode ajudá-lo a ganhar a confiança do animal e evitar mordidas dolorosas e arranhões ao lidar com animais desconhecidos.

Instruções

Um gato com pupilas estreitas e corpo relaxado está mostrando sinais de contentamento (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Observe as orelhas do gato. Orelhas eretas ou contraídas indicam consciência e que o gato está ouvindo atentamente ou está interessado em algo. Orelhas viradas em uma posição quase para trás significam que o gato se sente ameaçado. Se elas estão completamente achatadas na cabeça, o animal está muito irritado e se tornará agressivo se abordado.

  2. Olhe fundo nos seus olhos. Pupilas contraídas são sinais de relaxamento, mas podem também indicar que o gato se sente ameaçado. Os olhos de um verdadeiro felino são geralmente apenas metade abertos, deixando um olhar sonolento. Pupilas totalmente dilatadas podem ser sinais de raiva ou alegria, então é necessário observar a linguagem corporal e outros comportamentos para se certificar.

  3. Observe o rabo do gato para sinais de humor. Um rabo em pé e agitado é evidência de um animal feliz e às vezes brincalhão. Um rabo tremendo mostra entusiasmo geralmente sobre uma potencial presa. Um rabo agitando rapidamente com o pelo levantado significa um gato muito infeliz ou com raiva. Assim como a maioria dos animais, colocar o rabo entre as patas traseiras significa medo.

  4. Ouça os sons que seu gato faz. Ronronar é indicador de felicidade, mas também pode indicar que o gato sente dor ou medo. Assobio, ronco e escarrada deixam a outra parte ofendida saber que um ataque é seriamente considerado. Miados podem ser uma saudação ou uma maneira de fazer um pedido. Lamentos altos e queixosos comunicam que o gato está se sentindo muito triste.

  5. Estude a forma como o gato se posiciona para mais pistas sobre como está se sentindo. Uma posição arqueada pode significar que ele se sente intimidado ou fisicamente doente. Uma barriga exposta e patas curvadas indicam que o gato se sente completamente seguro no seu ambiente. O arqueado para trás nunca é bom sinal, a menos que o gato esteja "jogando" com você ou com outro animal.

Dicas

  • Amassar (quando o gato ritmicamente empurra algo com suas patas dianteiras) mostra extremo contentamento.
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article