Por que um gato está urinando nas pessoas e nas coisas

Escrito por cheryl-anne jenkinson | Traduzido por giovana moretti
Por que um gato está urinando nas pessoas e nas coisas
Os gatos costumam começar a urinar em pessoas e coisas (cat image by Dwight Davis from Fotolia.com)

É um problema comum alguns gatos começarem a urinar nas pessoas e nas coisas da casa; na maioria das vezes, isso acontece repentinamente e durante a fase adulta da vida do felino. Os veterinários, especialistas em comportamento animal e donos de gatos passam bastante tempo tentando resolver este problema. Existem várias causas para os donos ficarem atentos, sendo que aqueles que vivem com gatos também podem seguir algumas dicas fáceis para evitar esse problema.

Primeiros sinais

O primeiro sinal de um gato que pode começar a urinar em pessoas ou coisas costuma ser o estresse ou a ansiedade. Os donos devem observar se os animais ficam nervosos perto de outras pessoas ou animais e se demonstram certos comportamentos, como ficar mais tempo fora de casa, evitar carinhos, chorar durante a noite ou não comer sua própria comida. Os gatos também podem começar a se esconder ou ficarem muito carentes por afeição da família.

Por que um gato está urinando nas pessoas e nas coisas
O estresse é uma causa comum para a micção pela casa (cat image by Ivan Zhelev from Fotolia.com)

Causas

As mudanças na casa costumam causar comportamentos de estresse em felinos e, comumente, fazem com que os animais urinem nas pessoas e nas coisas. As mudanças típicas que causam esse comportamento incluem a presença de um convidado na casa, a chegada de um bebê ou criança pequena, mudanças nos padrões de trabalho comuns e tempo fora de casa do dono e a presença de novos animais na casa ou na vizinhança próxima. Também pode ocorrer com gatos que se estressam quando há mudança da localização dos móveis ou se há novidades instaladas. Os gatos machos que não são castrados também vão urinar pela casa e nos pertences de seus donos; este é um comportamento territorial natural, bem diferente dos comportamentos de estresse descritos.

Por que um gato está urinando nas pessoas e nas coisas
Os gatos não castrados marcam seu território urinando (the cat image by Andrzej Dziedzic from Fotolia.com)

Tratamentos

Qualquer gato que mude seus padrões de micção deve ser examinado por um veterinário. Se um problema de saúde for descartado, provavelmente a causa é comportamental. Ele não está sendo "malvado", então, não o repreenda; isso vai deixá-lo mais ansioso e piorar o problema. Os gatos não castrados precisam passar pelo procedimento imediatamente; geralmente, o problema se resolve. Do contrário, deixe a casa o menos estressante possível; identifique o que mudou e remova o estresse se possível. Dê espaço para o gato relaxar longe de visitantes, crianças e outros animais. Introduza árvores para gatos e disponibilize brinquedos; dê toda a atenção humana que ele precisar. Os plugues difusores veterinários também ajudam; eles distribuem aromas que deixam o gato "feliz"; pergunte sobre isso ao veterinário.

Por que um gato está urinando nas pessoas e nas coisas
Torne sua casa um ambiente amigável para o gato (House Cat image by phizics from Fotolia.com)

Dicas de limpeza

O odor da urina dos gatos é notavelmente difícil de remover. As almofadas de sofás, tapetes de secagem rápida e outras mobílias pequenas e leves podem ser lavados. Verifique a etiqueta de lavagem nos itens, mas, geralmente, bicarbonato de sódio e condicionadores de tecido removem a urina do gato desde que bastante água seja usada, como em ciclos normais de lavagem. É possível obter uma lâmpada identificadora de urina que mostre os traços remanescentes que você deixou para trás; procure por ela em boas lojas para animais. A limpeza a vapor a altas temperaturas é uma forma segura e livre de químicas para neutralizar rapidamente os odores de urina; é eficiente em superfícies como pisos duros, mobílias leves e carpetes.

Por que um gato está urinando nas pessoas e nas coisas
As limpezas agressivas podem piorar a micção do gato (mop head image by green308 from Fotolia.com)

Cuidados

Usar materiais de limpeza agressivos para erradicar os odores não é útil, pois eles costumam ter agentes branqueadores com cheiros semelhantes à urina do gato que encorajam o animal a urinar novamente; evite tais produtos. Similarmente, borrifar o ar com sprays perfumados ou usar plugues de essência floral pode irritar os olhos e o nariz do gato, deixando-o mais ansioso. Certifique-se de que todas as mudanças feitas na casa para resolver esse problema sejam especialmente amigáveis com os felinos.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível