Por que o meu gato está urinando tanto?

Escrito por michelle renee | Traduzido por caroline neri
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que o meu gato está urinando tanto?
Podem ser encontradas explicações para o fato de um gato estar urinando muito (cat image by JASON WINTER from Fotolia.com)

Além da bagunça e o cheiro desagradável que acompanha um gato que urina muito, a micção excessiva em felinos pode ser um efeito direto das condições de saúde e um sinal de que seu animal de estimação precisa de cuidados veterinários. Algumas causas mais comuns podem ser encontradas para a micção frequente e excessiva em gatos; algumas leves, algumas fatais. Quaisquer que sejam os sintomas, você deve sempre pedir a opinião profissional de um veterinário certificado.

Outras pessoas estão lendo

Gato criado dentro de casa versus gato criado do lado de fora

Gatos criados ao ar livre, capazes de ir e vir como bem entenderem, normalmente urinam menos do que os que ficam dentro de casa. Os que têm permissão para sair geralmente ficam desaparecidos por dias ou semanas e não consomem os montantes médios ou recomendados de água limpa e alimentos úmidos. Assim, produzem menos urina que os gatos que vivem dentro de casa, pois estes têm fácil acesso à alimentação a qualquer momento, produzindo mais fluidos e urinando com muito mais frequência.

Por que o meu gato está urinando tanto?
Gatos criados ao ar livre geralmente produzem menos urina que os gatos caseiros (cat image by Krzysztof Kiercul from Fotolia.com)

Gatos mais velhos

Semelhantes aos seres humanos mais velhos, quando felinos começam o processo de envelhecimento, os órgãos internos se tornam mais fracos e começam a funcionar em um ritmo mais lento. É comum os gatos idosos sofrerem com o enfraquecimento da bexiga e a incapacidade de reter a urina por longos períodos de tempo. Devido a isso, o envelhecimento força o animal a urinar com mais frequência. Embora possa parecer que o gato produz quantidades excessivas de urina, ele pode realmente estar produzindo a quantidade normal de fluido, mas se aliviando com mais frequência. A micção frequente e excessiva também pode ser uma doença em gatos mais velhos. É recomendado fazer um exame veterinário para obter um diagnóstico preciso.

Por que o meu gato está urinando tanto?
Gatos idosos urinam frequentemente devido ao enfraquecimento de suas bexigas (cat image by Annika from Fotolia.com)

Diabete felina

Sede insaciável e urinação excessiva são dois sinais de diabetes felino, principalmente em gatos mais velhos. Se você tem um que bebe uma quantidade excessiva de água e urina muito, repare se ele não apresenta nenhum destes outros sintomas: perda de peso (apesar de ter um bom apetite), letargia, condições corporais ruins, falta de pelo ou fraqueza. A combinação destes sintomas pode significar que o gato está sofrendo de diabetes felino e pode precisar de injeções de insulina regular e cuidados veterinários. Esta aflição é mais comum em gatos com mais de nove anos de idade e afeta todas as raças. Gatos que sofrem de obesidade também estão em maior risco.

Por que o meu gato está urinando tanto?
O diabetes felino é uma causa comum para o excesso de micção (cat face image by Viktor Korpan from Fotolia.com)

Problemas no trato urinário

O problema do trato urinário mais comum em gatos é a cistite. Ela geralmente ocorre em gatos machos e se não for imediatamente tratada pode ser letal. Minúsculos cristais formam-se no trato urinário do animal causando uma obstrução. Uma vez ocorrido o bloqueio, a bexiga enche demasiadamente de urina (e às vezes de sangue), provocando vontades súbitas e incontroláveis ​​de urinar involuntariamente. Pode parecer que o gato está urinando demais, mas na realidade ele simplesmente não é capaz de controlar quando ou onde a urina será liberada. Se o gato não libera os fluidos tóxicos, a sua bexiga pode se romper causando envenenamento pelo líquido que escapar. Esta é uma condição extremamente grave e, se não for tratada imediatamente, causará morte certa e dolorosa para o gato em menos de 24 horas.

Por que o meu gato está urinando tanto?
Problemas no trato urinário dos felinos podem ser letais. (cat image by milemarsovac from Fotolia.com)

Insuficiência Renal Crônica - Doença Renal

A doença renal, também conhecida como Insuficiência Renal Crônica (IRC), é uma doença potencialmente fatal que pode afetar gatos de qualquer idade, mas geralmente afeta os mais velhos, já que a tendência aumenta com a idade. Esta doença é conhecida por afetar felinos de qualquer raça, mas é mais comum nas raças Persa e Abissínia, assim como nos gatos que já tiveram alguma doença, como a leucemia felina, câncer ou anomalias do sistema imunológico. Além de beber água e urinar em excesso, os sintomas que devem ser observados em caso de doença renal felina são: letargia ou fadiga, perda de peso, vômitos, mau hálito, falta de coordenação, fraqueza e perda de apetite.

Por que o meu gato está urinando tanto?
Doenças renais fazem o gato urinar frequentemente e em excesso (cat image by nutech21 from Fotolia.com)

Transtornos de comportamento

Se um gato jovem sem nenhum sinal de doença ainda estiver urinando excessivamente, especialmente fora de sua caixa de areia, ele pode ter um distúrbio comportamental. Muitos gatos sofrem de desequilíbrios químicos no cérebro, ou sofreram abusos que lhes causaram angústia mental. Isso pode levá-los a ter desorientações, incluindo urinar fora da caixa de areia. Um exame veterinário adequado vai ajudá-lo a determinar qual é a causa deste problema no seu animal.

Por que o meu gato está urinando tanto?
Alguns felinos têm transtornos comportamentais (cat image by tnk333 from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível