Mais
×

O Gatorade aumenta a pressão arterial?

Atualizado em 13 junho, 2017

Se você for um atleta, gosta de exercícios ou simplesmente prefere alternativas doces para a água, talvez desfrute das bebidas Gatorade. Elas, com moderação, oferecem uma opção saudável se usá-las para suas necessidades de nutrição esportiva. Contudo, as escolhas alimentares são muito importantes se estiver preocupado com sua pressão arterial — e muito Gatorade pode aumentá-la.

Um homem bebendo Gatorade após um exercício (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Visão geral

Os produtos Gatorade vêm em garrafas de prontas para beber, assim como pós para misturar na água. A linha G Series, G Series Fit and G Series Pro incluem opções para antes e durante o exercício e para reabastecer os músculos depois do treino. A maioria não é uma boa fonte de nutrientes essenciais para a regulação da pressão arterial, como potássio e fibras alimentares, mas os produtos de recuperação de alta proteína oferecem cálcio, que ajuda a manter uma pressão saudável.

Consumo de sódio

As bebidas ricas em sódio, como o Gatorade, podem aumentar a pressão arterial, de acordo com as Diretrizes Dietéticas de 2010 do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA. Cada porção de 235 ml da maioria dos produtos Gatorade oferece cerca de 110 mg de sódio. Os adultos saudáveis ​​não devem ter mais de 2.300 mg por dia. Seu total aumenta rapidamente quando você consome o Gatorade em vez de água ou outras bebidas sem sódio.

Preocupações com peso

O Gatorade pode influenciar o ganho de peso por causa de suas calorias, o que eleva a pressão arterial. Muitos produtos têm de 50 a 90 calorias em doses de 235 ml; as garrafas têm até quatro porções por recipiente. Cerca de dois terços dos americanos estão acima do peso ou obesos, e bebidas com açúcar, incluindo bebidas esportivas, estão entre as principais fontes de calorias na dieta americana típica, de acordo com as Dietary Guidelines de 2010.

Outras informações

O Gatorade oferece alguns benefícios para longas sessões de treino ou competições, pois fornece carboidratos e também ajuda a manter os níveis de eletrólitos durante períodos de transpiração intensa. A Iowa State University sugere uma bebida com 50 a 179 mg de sódio e 30 a 50 mg de potássio por copo, e muitas opções do Gatorade se encaixam nos critérios. No entanto, se sua sessão de exercícios durar menos de uma hora, a água é uma opção melhor.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article