Mais
×

Os gatos e cachorros podem comer ossos de frango?

Atualizado em 21 novembro, 2016

Embora eles tenham pulado algumas gerações de seus primos selvagens, cachorros são parentes dos lobos e os gatos, dos leões. Os caninos e os felinos gostam de comer comida e carne cruas, muitos lobos e leões gostam. Os lobos são conhecidos por atacar galinheiros e comer sua carne, mas os cachorros podem comer ossos de frango com segurança também? E os gatos, que às vezes matam e comem passarinhos? A resposta é sim – mas apenas em algumas circunstâncias.

Os gatos e cachorros podem comer ossos de frango às vezes (Janie Airey/Lifesize/Getty Images)

Ossos de frango cru

Os gatos e cachorros podem comer com segurança ossos de frango ou galinha não cozidos. Não tem problema alimentar um cachorro ou um gato com asa ou peito de frango com os ossos, embora o consumo de aves cruas seja perigoso para humanos por causa do conteúdo de bactérias. Ossos crus de galinha são macios e flexíveis e são bem digeridos por gatos e cachorros. Muitos cães e gatos gostam de comer ossos crus como os de frango.

A galinha crua e seus ossos são seguros para cachorros e gatos comerem (Eising/Photodisc/Getty Images)

Ossos de frango cozido

Os ossos de frango cozido são muito perigosos para gatos e cães comerem. Quando aquecidos, os ossos da galinha ficam frágeis e quebram em pedaços afiados quando mastigados. Essas partes afiadas do osso podem ficar alojadas em algum lugar do aparelho digestivo, como na garganta ou no intestino. Embora a carne do frango cozida sem os ossos seja perfeitamente segura para esses animais, os ossos não são. Eles podem comer a maioria das carnes e ossos crus.

Cachorro querendo comer o frango (Chris Amaral/Digital Vision/Getty Images)

Consequências para a saúde

A maioria dos cães e gatos que comem ossos de galinha cozidos fica bem, mas sempre há o risco de machucados graves. Quando eles mastigam esses ossos cozidos, pequenas partes do osso podem ser quebradas em partes afiadas na boca. Essas peças podem perfurar a boca ou o sistema digestivo ou pode formar um bloqueio no aparelho digestivo. Esses problemas geralmente requerem cirurgia.

Benefícios dos ossos crus

Ossos crus são bons para cães e gatos comerem. Eles são saudáveis para os animais porque promovem a saúde dos dentes e da mastigação, assim como a da mandíbula, por causa da mastigação necessária. Ossos crus também ajudam a limpar os dentes do bicho de estimação enquanto são mastigados e levam mais tempo para comer do que os alimentos comerciais para cães e gatos, o que permite que o sistema digestivo se prepare para a refeição.

Uma dieta de comida crua é um suplemento saudável ou substituto para a comida comercial para gatos e cachorros (David De Lossy/Photodisc/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article