Gatos que se lambem excessivamente na área genital

Escrito por tiffany bennett | Traduzido por fellipe jardim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Gatos que se lambem excessivamente na área genital
Os gatos são conhecidos por sua limpeza frequente (toilette du chat image by ninice64 from Fotolia.com)

Os gatos são conhecidos por sua preocupação em se limpar com frequência. Quando eles gastam tempo lambendo os pelos, também é comum vê-los fazendo-o em sua área genital, porque o pelo lá se torna sujo mais rapidamente. No entanto, mesmo os gatos mais limpos podem se lamber muito. Rever algumas causas e sinais de alerta sobre a limpeza genital obsessiva ajudará a saber se hábitos de higiene do animal podem indicar um problema.

Outras pessoas estão lendo

Descrição

Embora todos os gatos gastem uma porcentagem significativa de seu tempo se lambendo, alguns têm hábitos de higiene mais completos do que os outros. Preste atenção ao quanto o animal limpa sua área genital. Se a frequência for significativamente maior do que o normal, ou se ele começa a mordiscar ou morder seus órgãos genitais, pode haver algo de errado. Outro motivo de preocupação é se o gato se lambeu tanto que há trechos sem pelo. Uma vez que eles se formaram, a textura áspera da língua do gato pode romper a pele e causar infecção.

Causas em machos

Os gatos machos muitas vezes começam a lamber sua área genital excessivamente porque eles têm uma descarga anormal ao redor do prepúcio (pele que cobre o pênis). Um gato macho saudável não terá qualquer descarga em torno da genitália, com exceção de um ocasional esmegma branco-amarelado que se forma em torno da abertura do prepúcio. Uma variedade de problemas de saúde pode fazer com que ela aumente. Estes incluem câncer ou inflamação do prepúcio, infecção ou inflamação da bexiga ou um alargamento da próstata em virtude de um cisto, abcesso ou inchaço.

Causas em fêmeas

As fêmeas não deverão ter qualquer descarga visível proveniente da vulva, a menos que tenha parido dentro das últimas semanas. Alguns problemas de saúde que muitas vezes causam aumento de descarga em gatas incluem câncer do trato urinário ou genital, ou inchaço ou infecção da vagina. Isso também pode indicar uma placenta retida ou gatinho que não foi expelido em gatas que estavam prenhes recentemente.

Causas em ambos os sexos

Ambos os sexos podem ter descarga aumentada em virtude de incontinência urinária, infecções do trato urinário ou doença do trato urinário inferior em felinos. Ocasionalmente, os animais ingerem raticida acidentalmente, levando a um problema de sangramento que muitas vezes produz descarga. Os gatos também podem lamber obsessivamente em resposta a alergias alimentares, uma condição que frequentemente acarreta coceira na pele. Eles também podem se lamber em resposta ao estresse devido às alterações recentes, tais como mudança ou a chegada de um outro gato.

Exames

Se observar seu gato se lambendo excessivamente, examine-o para ver se há causas óbvias (por exemplo, pulgas, carrapatos, estresse ou prurido). Se não conseguir identificar a causa, leve-o ao veterinário. Ele realizará um exame completo, que pode incluir exames de sangue, urina, uma cultura da descarga e raios-X.

Tratamento

Não há tratamento específico para gatos que lambem excessivamente a área genital. Antes, é necessário tratar a causa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível