Comportamento

Os gatos se lembram de seus donos depois de anos?

Escrito por donny quinn | Traduzido por marina pastore
Os gatos se lembram de seus donos depois de anos?

Os gatos tendem a se lembrar de pessoas que os alimentam frequentemente

Thinkstock/Comstock/Getty Images

É o pesadelo dos amantes de gatos: você precisa doar seu gato ou ele desaparece; depois de vários anos, você vê o seu gato – mas ele não se lembra de você. Embora este cenário possa assombrar alguns donos de animais de estimação, ele não contém necessariamente muita validade. Na verdade, os gatos têm memórias fortes, e provavelmente têm a capacidade de lembrar-se dos donos por toda a vida.

Outras pessoas estão lendo

Reencontro de leão

Em 2008, um vídeo que mostrava um leão se reencontrando com seus dois donos caiu na Internet. No vídeo, conforme relatado por Mike Celizic no site Today.com, o leão, que eles criaram desde filhote antes de soltá-lo no ambiente selvagem, abraça, lambe e se aconchega a John Rendall e "Ace" Bourke quando ele os encontra novamente, um ano depois de formar seu próprio grupo. Este vídeo é uma evidência anedótica de que os felinos têm o potencial de se lembrar dos donos depois de um período de tempo.

Lembranças

De acordo com uma reportagem do Animal Planet, os gatos têm memórias incríveis, sendo que a maior parte de seu conhecimento é retida por toda a vida – mais um indício de que os gatos podem se lembrar dos donos depois de vários anos. O que os gatos provavelmente mais podem recordar são cheiros, sons e gostos; então, se o dono mudar de perfume, o gato pode levar algum tempo para perceber que o humano é um dono anterior.

"Donos"

Os gatos não necessariamente entendem o conceito de "dono" do mesmo jeito que os humanos. Num lar, uma pessoa pode ser a dona de fato do gato, enquanto outra pode alimentá-lo. Porque os gatos possuem um tipo de inteligência diferente da dos cães e humanos, eles aprendem através de um processo chamado "condicionamento operante", de acordo com o Animal Planet. Isto significa que os gatos aprendem através de recompensas na forma de comida. Para o gato, o "dono" é a pessoa que o alimenta. Em algumas casas, o gato pode se lembrar com mais certeza da criança que o alimentava do que dos pais, que eram seus donos.

Memória de longo prazo

Os gatos não necessariamente possuem a melhor memória de longo prazo, de acordo com o site Love Meow. Isto significa, pelo menos em teoria, que um gato pode não se lembrar de alguém que foi seu dono por pouco tempo, como "pais adotivos" ou cuidadores temporários. De acordo com o site, a memória de longo prazo de um gato é impressionante em comparação à dos cachorros. A implicação é que, quanto mais tempo a pessoa passou sendo dona do gato, maior a probabilidade de que o bichano vá lembrar-se dela depois de anos de separação.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media