×
Loading ...

Os gatos na mitologia grega

Atualizado em 21 novembro, 2016

Os gatos eram cultuados na cultura egípcia, mas eles com certeza não foram os únicos a venerá-los. Os felinos, principalmente os grandes, são vistos frequentemente como figuras importantes na mitologia grega. Eles são, inclusive, uma das figuras favoritas dos deuses quando queriam transformar um mortal ou puni-lo por algum crime.

Os gatos são símbolos comuns nos mitos romanos, gregos e egípcios (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Esfinge

O nome Esfinge significa "Estrangulador", e ela era um monstro enviado por um dos deuses para punir a cidade de Tebas por um crime cometido. Ela é uma figura feminina com uma distinta forma felina e com corpo de leão, asas de águia, um rabo de serpente e a cabeça e o busto de um humano. Ficava sentada nos portões de Tebas e fazia charadas para os homens mais jovens. De acordo com a lenda, Édipo acertou a charada e a Esfinge se suicidou por vergonha.

Loading...

Atalanta e Hipómenes

De acordo com o mito grego, Atalanta e Hipómenes foram transformados em leões. Atalanta era muito linda, mas muito orgulhosa para procurar por amor. Ela desafiava seus pretendentes para uma corrida, prometendo casar com aquele que a vencesse, mas os que perdiam eram mortos. Hipómenes sabia que a perda era inevitável, portanto pediu ajuda da deusa Afrodite, que queria castigar a jovem por seu orgulho. Depois da corrida, Hipómenes e Atalanta foram ao templo de Zeus para transar. Zeus ficou furioso e transformou-os em leões porque acreditava que esses animais não podiam copular sem se matarem.

Dionísio

Dioniso, ou Dionísio, deus do vinho e da folia, é bastante associado aos leopardos. Alguns contam que na juventude fora criado por esses animais na ausência de seu pai, Zeus. Ele usa uma vestimenta feita de pele do felino. Imagens de Dionísio mostram-no tanto montado em um leopardo e dirigindo uma carroça puxada por outros dois desses animais.

Galantis

De acordo com o mito, Galantis foi transformada em um felino pelos deuses, embora não se saiba ao certo qual, devido à variedade de versões do mito. Em uma versão, é Hera quem a transforma em uma gata. Hécate, deusa que usava gatos para conjurar fantasmas, ficou com pena dela. Ela fez de Galantis uma sacerdotisa de seu templo e a usava para atacar tumbas. É a partir dessa transformação que a associação entre gatos e magia negra começou.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...