×
Loading ...

Porque gatos perdem pelo na barriga

Atualizado em 21 novembro, 2016

A perda de pelo em gatos, conhecida como alopecia, pode causar desconforto no animal se não for tratada. É importante consultar o veterinário se você perceber perda excessiva de pelo no animal, já que a alopecia pode ter diversas causas.

A perda de pelo em gatos pode ter vários motivos (Creatas/Creatas/Getty Images)

Carrapatos ou pulgas

Gatos podem morder, arranhar ou lamber excessivamente seu estômago ou a parte interna das coxas para se livrar de carrapatos ou pulgas.

Loading...

Dermatofitose

A dermatofitose é uma infecção bacteriana que causa queda de pelo nos gatos. A infecção começa nos pelos, pele ou garras do animal e resulta em manchas circulares sem pelo na pele do animal. Consulte o veterinário se suspeitar de dermatofitose.

Alergias alimentares

Seu gato pode ser alérgico a alguns alimentos específicos e por isso perder pelos em várias partes do corpo, incluindo na barriga.

Desequilíbrio hormonal

Gatos normalmente perdem pelo para que novos fios cresçam no lugar. Quando o crescimento não ocorre o animal pode estar com alopecia endócrina, um desequilíbrio hormonal. A doença causa manchas carecas em uma parte do corpo, normalmente o corpo e a cauda, enquanto o resto do animal continua normal. A doença raramente afeta o pelo da cabeça, rosto e pernas.

Alopecia psicogênica

Estresse, nervosismo, medo ou ansiedade podem fazer com que seu gato tome cuidado excessivo dos seus pelos, uma condição chamada de alopecia psicogênica. Isso pode resultar na perda de pelos do estômago.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...