Mais
×

Por que os gatos da raça sphynx não têm pelos?

Atualizado em 23 março, 2017

O sphynx é uma raça felina muito incomum: ele parece um gato, comporta-se e mia como um, mas não tem pelos.

Por que os gatos da raça sphynx não têm pelos? (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Causa e história

O primeiro gatinho sphynx doméstico nasceu em 1966, em Ontário. A falta de pelos é resultado de uma mutação genética. Os criadores da raça empregaram métodos de seleção cuidadosa para garantir os atributos mais saudáveis ​​dos gatos sphynx e, ao mesmo tempo, preservar sua ausência de pelos. Eles são encontrados em muitas variações de pigmentação da pele.

Equívocos

Ainda que o sphynx tenha uma aparência de pelado, seu corpo possui uma penugem felpuda. Ele também tem pelos finos no nariz, na cauda e nos dedos das patas. A textura de seu corpo é comparada à de uma garrafa de água quente coberta de camurça e à de um pêssego morno (de acordo com a fonte 1).

Cuidados especiais

Como não possui pelos, o sphynx é mais sensível a alterações de temperatura e a doenças de pele. É imperativo que ele seja mantido dentro de casa em todos os momentos. Ele também precisa ser esfregado com um pano de camurça todos os dias e necessita de banhos regulares, o que deve ser iniciado enquanto o animal ainda é jovem ou feito por um tosador profissional.

Temperamento

Os sphynx são muito curiosos, brincalhões e às vezes podem ser travessos. Eles gostam de ser o centro das atenções e tendem a apreciar a companhia de outros animais de estimação. Além disso, eles costumam gostar mais de colo e contato humano por causa das alterações de temperatura. O peso dele varia entre 3,5 e 7 kg.

Advertência

Use apenas xampus ou produtos químicos formulados para gatos ou recomendados pelo seu veterinário. O uso de xampus para cães ou seres humanos pode ser fatal para os gatos.

Advertências pouco convencionais

Antes de pegar um sphynx, verifique se suas mãos estão quentes, pois, se estiverem frias, podem fazer com que ele não goste de ser tocado. Além disso, como esse gatos tendem a se entocar quando faz frio, tome cuidado ao manusear cobertores ou ao deitar na cama. Verifique os lençóis para garantir que o gato não esteja debaixo deles.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article