Por que os gatos roçam o focinho nas pessoas?

Escrito por cheryl-anne jenkinson | Traduzido por raquel carreira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que os gatos roçam o focinho nas pessoas?
Os gatos roçam o focinho nas pessoas como forma de cumprimento (cat image by Darren Ager from Fotolia.com)

Os gatos domesticados roçam o focinho nas pessoas que eles conhecem e amam, mas também fazem isso com estranhos, se estiverem confiantes o suficiente. Eles também roçam a cabeça e queixo nas pessoas e coisas no ambiente. Comumente, isso é tomado como um sinal de afeto; os donos acreditam que o gato está mostrando que ele está feliz.

Outras pessoas estão lendo

Motivos do comportamento de roçar o focinho

Os gatos roçam o focinho e suas bochechas, queixo e testa também - nas pessoas e coisas, porque eles tem glândulas sensitivas nesses lugares. Eles estão colocando o faro nesses lugares quando fazem isso. Na vida selvagem, os felinos usam isso para marcar território, enquanto gatos domésticos usam ambos como forma de marcar e como um cumprimento familiar.

Por que os gatos roçam o focinho nas pessoas?
Os gatos têm glândulas sensitivas em suas bochechas (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

Respondendo ao roçar

Se seu gato roça o focinho em você, é apropriado fazer carinho dele como resposta; isso o fará se sentir mais seguro. Ele vai querer roçar mais em você, reforçando seu senso de pertencer a você e à casa. Incentive os visitantes que os visitantes seu gato roçar o focinho e cabeça neles, se ele quiser.

Por que os gatos roçam o focinho nas pessoas?
Gatos ansiosos podem roçar mais (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Mudanças no comportamento de roçar o focinho

Se você notar que seu gato está roçando mais do que o normal, seja em pessoas ou móveis, ele possivelmente está se sentindo ansioso; você talvez tenha que fazer sua casa ficar menos estressante. Seu gato pode estar dizendo que ele está inseguro perante o novo visitante, filhote ou bicho de estimação, ou que as renovações da casa estão o chateando. A presença de novos gatos na vizinhança também causa um aumento no roçar de focinho.

Por que os gatos roçam o focinho nas pessoas?
Dê ao seu gato vários esconderijos (Tom Brakefield/Stockbyte/Getty Images)

Produtos úteis

Os gatos que roçam muito o focinho nas pessoas e coisas respondem bem ao comportamento de extensões de odores disponíveis por alguns veterinários. Essas extensões difundem um odor feromônico sintético, do mesmo tipo que seu gato está tentando espalhar quando ele roça o focinho nas coisas. Proporcionar mais esconderijos e árvores altas para escalada também os ajuda a se sentir menos ansiosos; eles se sentem seguros em lugares altos.

Por que os gatos roçam o focinho nas pessoas?
Veja os avisos (Creatas/Creatas/Getty Images)

Avisos

Se de repente o roçar de focinho ou de boca aumentar, acompanhado por agressividade ou por urinar e defecar em volta da casa, leve seu gato ao veterinário. Ele talvez tenha um problema de saúde ou precise ser encaminhado a um centro de comportamento de animais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível