Mais
×

Por que os gatos vomitam bile?

O vômito é um comportamento natural nos felinos. Alguns gatos vomitam com frequência, enquanto outros apenas ocasionalmente. De acordo com a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Estadual de Washington, às vezes, um gato vomitará bile do estômago, um líquido amarelo com a cor semelhante à da urina. Isso pode significar que tem algo errado no seu trato gastrointestinal. Caso veja o seu gato vomitar bile, leve-o a um veterinário o mais rápido possível para um check-up.

Um gato pode perder o apetite se ele estiver vomitando bile regularmente (white angora cat eating from food bowl image by Stephen Orsillo from Fotolia.com)

Causas

Os dois culpados mais comuns que fazem um gato vomitar bile são a doença inflamatória intestinal (DII) e pancreatite, afirma o veterinário Ron Hines no seu site 2nd Chance. De acordo com a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Cornell, a DII é a infiltração de células inflamatórias na mucosa do trato digestivo do gato. A pancreatite ocorre quando o pâncreas inflama e o tecido é danificado. De acordo com os veterinários do Centro Médico Animal Mar Vista em Los Angeles, as enzimas digestivas do pâncreas escapam e começam a digerir o corpo do gato.

Diagnóstico

O diagnóstico da DII e da pancreatite nos gatos que vomitam bile consiste em excluir todas as outras possibilidades. Isso pode incluir um exame de urina e de sangue, bioquímica sérica, nível de tiroxina no soro, exame de leucemia felina, teste de vírus da imunodeficiência felina, exames de fezes, ensaios nutricionais e radiografias abdominais ou ultrassons. Dizer ao seu veterinário sobre quaisquer outros sintomas, como dor abdominal, febre, letargia e perda de apetite, também pode ajudar no diagnóstico.

Tratamento

O tratamento para a DII consiste em eliminar os antígenos alimentares que podem estar causando sensibilidade no estômago do seu gato. De acordo com a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Cornell, um veterinário pode prescrever corticosteroides pelos seus efeitos anti-inflamatórios e propriedades imunossupressoras. Outros medicamentos usados ​​para tratar a DII são prednisona, antibióticos e sulfassalazina. O tratamento da pancreatite que faz com que um gato vomitar bile é mais favorável, de acordo com os veterinários do Centro Médico Animal Mar Vista. A fluidoterapia ajuda a combater a desidratação causada por vômitos e diarreia; medicamentos controlam a dor e a náusea e a comida é retida se o vômito do animal for frequente.

Prevenção e solução

Infelizmente, nem sempre é possível prevenir doenças como a doença inflamatória intestinal e a pancreatite que fazem os gatos vomitarem bílis. As suas causas são desconhecidas, embora os fatores de risco conhecidos para essa última são trauma, uma infecção ativa de cinomose felina, infecção do toxoplasma, DII e o uso de certos medicamentos. Proporcionar uma alimentação saudável pode ajudar a prevenir doenças gastrointestinais nos felinos.

Advertência

Se o seu gato estiver vomitando bile frequentemente, é possível ocorrer uma desidratação. Isso pode ser fatal se não for tratado. Leve o seu gato a um veterinário assim que notar os vômitos frequentes para evitar a desidratação. Ignorar uma suspeita de doença em um gato pode fazer com que ela se desenvolva e torne-se grave, levando a uma pior qualidade de vida para ele e contas veterinárias mais caras para você.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article