Por que a geladeira liga e desliga sozinha?

Escrito por kevin walker | Traduzido por breno silva
 Por que a geladeira liga e desliga sozinha?
Uma geladeira que funciona normalmente liga e desliga de acordo com a sua necessidade para manter a temperatura desejada (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Uma geladeira que funciona normalmente liga e desliga de acordo com a sua necessidade para manter a temperatura desejada. Existem algumas exceções: quando ela é ligada na tomada depois de muito tempo será necessário algumas horas (ou até dias) para chegar à temperatura desejada, e quando o refrigerador estiver cheio de comida ele irá funcionar constantemente por um longo tempo.

Termostato

Assim como um ar condicionado, os refrigeradores não funcionam constantemente; se o fizessem, iriam não apenas gastar eletricidade, mas também congelar a comida que não deveria ser congelada. Os refrigeradores possuem no mínimo um termostato que os fazem funcionar apenas até atingir a temperatura selecionada e depois desligam até a temperatura subir novamente. Esse processo é parte do funcionamento normal da geladeira, e não é necessário se preocupar quanto a ele. Pelo contrário, se o refrigerador funciona constantemente é um sinal de que algo está errado.

Ciclo de degelo

Outra função comum é o ciclo de descongelamento que muitas geladeiras fazem. Enquanto o freezer funciona é inevitável que o gelo se forme nas paredes. O gelo nas paredes interfere no funcionamento do freezer e tem que ser removido. Para fazê-lo, o freezer se desligará ocasionalmente por prazo suficiente para que o gelo derreta. Como com o termostato, esse é um processo normal no funcionamento da sua geladeira.

Problemas elétricos

Se você acha que a sua geladeira é mais errática do que deveria ser, problemas elétricos podem ser o motivo. A maioria das geladeiras necessita de muita eletricidade, e se estiver muito cheia o circuito elétrico pode cair.

Barulho alto

Geralmente, o funcionamento da sua geladeira deve ser quase silencioso. O barulho deve ser o suficiente para se dizer que o refrigerador está resfriando sem a necessidade de aproximação para a verificação. Contudo, se o seu refrigerador enquanto resfria produz um zumbido muito alto, isso é sinal de algum prolema que necessita ser reparado. A causa mais comum e a mais fácil de consertar são bobinas do condensador sujas. Essas bobinas pretas de metal na parte traseira ou na parte inferior da geladeira a ajudam a dissipar o calor que é retirado da sua superfície. Para que elas funcionem de forma eficaz, elas precisam ser limpas. Para fazer isso, basta que você desconecte a geladeira da tomada (as bobinas possuem uma corrente elétrica enquanto estão ligadas) e limpe-as. Todas as bobinas que você não puder alcançar podem ser limpas com uma escova que pode ser comprada em qualquer loja de utensílios domésticos. Tenha cuidado ao fazer isso já que as bobinas podem estar quentes.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível