Mais
×

Como fazer geleia de erva-cidreira

Atualizado em 23 março, 2017

A erva-cidreira é uma erva da família da hortelã, e possui um sabor levemente cítrico. Ela pode ser usada em chás, pães, pratos diversos e até conservas. Para fazer a geleia, o passo mais importante é a esterilização adequada de todos os utensílios, incluindo frascos e tampas, imediatamente antes da utilização. Você pode esterilizar suas ferramentas fervendo-as em água por dez minutos ou lavá-las na máquina usando o modo de esterilização.

Instruções

A erva-cidreira é uma planta da família da hortelã (Eising/Photodisc/Getty Images)
  1. Coloque as fatias finas de limão de molho na água na noite anterior ao dia em que pretende fazer a geleia. Deixe a mistura no congelador durante a noite, de modo que a água seja infundida pelo aroma da fruta. Drene as fatias de limão na manhã seguinte e coloque a água na panela.

  2. Adicione as folhas de erva-cidreira e deixe levantar fervura. Abaixe o fogo e cozinhe por mais dez minutos, como se estivesse preparando um chá. Coe as folhas e reserve o líquido. Esta será a sua base da sua geleia.

  3. Acrescente o açúcar e aumente o fogo. Adicione a pectina assim que a mistura começar a ferver. Mexa constantemente.

  4. Usando seu termômetro de alimentos, verifique se a temperatura do líquido alcançou os 105ºC. Este é o ponto de geleia, ou a temperatura necessária para que a pectina seja uniformemente integrada. Retire a panela do fogo assim que o ponto de geleia for atingido.

  5. Acrescente a casca de limão ralada e misture até combinar bem.

  6. Despeje a geleia quente nos frascos esterilizados, fechando-os imediatamente com as tampas. Limpe quaisquer eventuais gotas de geleia das tampas antes de vedá-las, caso contrário, o frasco não será devidamente selado.

Aviso

  • A geleia alcança uma temperatura escaldante durante o processo de cocção. Então, manuseie-a com cuidado e execute o processo longe de crianças ou animais de estimação.

O que você precisa

  • 1 limão cortado em fatias finas
  • 3 xícaras de água
  • Panela grande
  • 2 xícaras de folhas de erva-cidreira
  • 6 xícaras e meia de açúcar
  • 1 frasco (350 ml) de pectina líquida
  • 1 casca de limão, ralada
  • Frascos com tampas
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article