×
Loading ...

Gema de ovo e níveis de testosterona

Atualizado em 17 abril, 2017

Por mais que, em geral, devido aos altos teores de calorias, seja recomendado retirar a gema de ovo da dieta, esse alimento pode ser benéfico de muitas formas. Uma vantagem que a gema traz para os atletas é o aumento dos níveis de testosterona. Muitos de seus nutrientes podem contribuir para promover maiores concentrações do hormônio, mas a gema não é considerada um suplemento dietético ou uma cura para determinadas doenças, de forma que os resultados podem variar.

A composição da gema de ovo pode ajudar a aumentar os níveis de testosterona do organismo (Alice Day/iStock/Getty Images)

Gordura

Muitas pessoas preferem ingerir apenas a clara devido ao fato de que a gema contém toda a gordura dos ovos. No entanto, essa gordura pode ser benéfica caso o aumento dos níveis de testosterona seja desejado. Um estudo publicado no "The American Journal of Clinical Nutrition" mostra que a ingestão de gordura de fato promove maiores concentrações de testosterona.

Loading...

Cálcio

A gema de ovo é rica no mineral cálcio. Ele é um nutriente importante amplamente encontrado em produtos lacticínios, e mantém a força dos ossos e dos dentes. Adicionalmente, um estudo publicado no "Biological and Trace Element Research" explica que o cálcio pode ajudar a aumentar os níveis de testosterona.

Vitamina D

A gema de ovo é uma fonte rica em vitamina D. Essa vitamina promove o funcionamento apropriado das funções imunes e regula os níveis de cálcio no organismo. Além disso, uma pesquisa do periódico "Hormone and Metabolic Research" indica que o aumento da ingestão de vitamina D pode resultar em níveis mais altos de testosterona.

Ácido aspártico

Como a gema de ovo é rica em proteínas, ela também o é em seus constituintes, os aminoácidos. Os ovos são particularmente ricos em ácido aspártico, um aminoácido que, segundo uma pesquisa do "Reproductive Biology and Endocrinology", pode aumentar significativamente os níveis de testosterona do organismo em apenas 12 dias.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...