Mais
×

Como saber o gênero de um rato?

Atualizado em 23 março, 2017

Não é difícil diferenciar um rato fêmea de um macho. A diferença na genitália é evidente desde muito cedo, antes de completarem uma semana de idade. Ratos ficam sexualmente maduros quando completam cinco semanas. Se você estiver criando ratos de estimação, é importante saber o sexo corretamente e separá-los desde cedo para evitar ninhadas indesejadas.

Instruções

Não é difícil saber o gênero de um rato (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Vire o rato de costas e segure-o na sua palma. Faça isso gentilmente, prendendo-o com seu dedão no peito. Olhe atentamente para a área entre suas pernas traseiras.

  2. Faça o mesmo com mais alguns ratos. Observe a diferença no espaço entre a protuberância genital e o ânus. Note que esse espaço é maior no macho do que na fêmea. A protuberância também é mais alta no macho. Além disso, os testículos emergem bem antes da maturidade sexual.

  3. Olhe para o abdômen. O rato é fêmea se tiver mamilos e macho se não tiver.

Dicas

  • Ratas podem engravidar com 3,5 semanas se acasalarem com machos mais velhos, mas os machos só cruzam quando ficam férteis, com 5 semanas. Os ratos normalmente já estão desmamados então. Eles geralmente vivem por cerca de dois anos.

Aviso

  • Manipule os ratos com cuidado e não levante-os pelo rabo, pois você pode machucá-los assim. Sempre obtenha ratos de vendedores confiáveis ou de criadores com animais saudáveis e amigáveis que tenham sido operados.
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article