Mais
×

Como os geodos de ametista se formaram?

Atualizado em 17 abril, 2017
Acredita-se que os geodos se formam a partir de bolhas dentro de lava (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Introdução aos geodos de ametista

Nem mesmo os cientistas estão plenamente certos de como exatamente os geodos de ametista — ou qualquer outro — se formam. Não houve muitas pesquisas, porque os geodos são apenas anomalias científicas esquisitas com poucos benefícios científicos, se é que têm algum. Eles são rochas que parecem planas por fora, mas, quando abertas, revelam uma cavidade em seu interior cheia de lindos cristais. O consenso científico geral é de que os geodos de ametista são criados em um processo de duas etapas. Primeiro, há a formação da cavidade e depois, dos cristais.

Cavidades de gases

Um geodo de ametista é uma rocha oca com cristais de ametista alinhados nas paredes internas, então, a cavidade se forma primeiro. Isso pode acontecer em qualquer local onde haja ou tenha havido lava perto da superfície da terra. Como resultado, os geodos de ametista podem ser encontrados em milhares de lugares ao redor do mundo. A primeira etapa no processo natural que cria o geodo de ametista é a formação das cavidades de gases na lava. As cavidades podem se formar a partir de bolhas (como as bolhas do gás no refrigerante). Alguns cientistas teorizam que as cavidades também podem se formar quando a lava em processo de esfriamento escorre para perto de raízes de árvores ou outras coisas que saiam do solo. Essa lava endurece completamente antes de ser preenchida, criando uma cavidade.

As cavidades são preenchidas

As cavidades então são preenchidas com um líquido rico em sílica que contém traços de ferro. Com o passar do tempo, o líquido forma cristais — pirâmides de seis lados (romboedros) de ametista. Os cristais com cores que vão do lilás ao roxo escuro são formados quando há um traço de ferro no líquido, resultando em geodos de ametista.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article