×
Loading ...

Geografia do Caribe

Atualizado em 11 abril, 2017

O Caribe, que se estende desde a ponta sul da Flórida, passando pelo Golfo do México e até a ponta nordeste da América do Sul, atrai inúmeros visitantes a cada ano, atraídos por suas praias, clima tropical e cultura viva. O Caribe também é o lar de uma interessante geografia.

A ilha é um acidente geográfico que caracteriza a geografia do Caribe (NA/AbleStock.com/Getty Images)

Ilhas

O Caribe pode ser mais conhecida por suas ilhas, uma categoria importante de relevo na região. Mais de 7000 ilhas compõem o Caribe, incluindo enseadas (pequenas ilhas rochosas) e ilhotas (ilhas muito pequenas de areia ou coral). A maioria das ilhas do Caribe fazem parte de uma cadeia estendida de ilhas chamadas de Antilhas.

Loading...

Montanhas

Muitas ilhas do Caribe são o lar de montanhas e serras, mas as áreas mais montanhosas do Caribe são Cuba, República Dominicana e Porto Rico. A República Dominicana é o lar da mais alta montanha, o Pico Duarte, com uma elevação de mais de 3000 metros.

Vulcões

Típico de uma geografia dominada por conjuntos de ilhas, o Caribe é o lar de formas de relevo vulcânicas também. As praias de areia preta, tão atraentes para os turistas, são, na verdade, depositadas pela atividade vulcânica. Santa Lúcia, Dominica, Granada e a pequena ilha da Monserrat são casa de vulcões ativos; Monserrat tem o mais ativo na região.

Corpos de água

A característica geológica que define o Caribe é o próprio mar do Caribe, também tecnicamente um acidente geográfico. O mar cobre mais de 2 milhões de quilômetros quadrados de superfície e atinge uma profundidade de 7000 metros entre as Ilhas Caimão e a Jamaica. Partes do Oceano Atlântico e do Golfo do México também se encontram dentro da área do Caribe. As ilhas do Caribe contém muitos córregos e outros corpos de água doce. A República Dominicana é o lar do maior lago; Cuba reivindica o rio mais longo, do qual existem 400 em toda a região caribenha.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...