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Como a geração Y se encaixa no ambiente de trabalho?

Nascidos entre 1980 e 2000, a geração Y, também conhecida como "millennials", está crescendo no mercado de trabalho. Eles foram criados imersos na tecnologia, com acesso constante a informações e opiniões instantâneas, por meio das mídias sociais e da internet. Agora, as diferentes gerações que convivem no mercado de trabalho precisam descobrir as áreas em comum que as unem, para não caírem no "abismo" que as separa. Veja como essa nova geração se encaixa no ambiente das empresas.

A geração Y está mudando a forma como o mercado de trabalho age (Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images)

Multitarefas versus prazos

Os nascidos na geração Y estão desde cedo cercados por aparelhos eletrônicos e tecnologia, o que os ajudou a tornarem-se capazes de realizar várias tarefas ao mesmo tempo. Os millennials são bons administradores do tempo e costumam viver em ação. Se o jovem da geração Y tiver um prazo definido para a realização da tarefa, é muito improvável que ele ultrapasse o tempo. Se as empresas deixarem os prazos claros e oferecerem os meios necessários para que esses jovens realizem as tarefas nesse período, elas não precisarão se preocupar com as distrações, como músicas e smartphones. Lembre-se de que os jovens estão acostumados a serem "multitarefa".

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Millennials estão acostumados a serem multitarefa (alphaspirit/iStock/Getty Images)

Flexibilidade

Os millennials valorizam o equilíbrio entre convívio com pessoas, trabalho e lazer. É comum ouvir que eles "trabalham para viver e não vivem para trabalhar". Flexibilizar o horário de trabalho dos empregados ajuda a diminuir os níveis de estresse, aumenta a produtividade e a qualidade da produção. Oferecer a oportunidade de o empregado trabalhar em locais remotos, como em casa ou ao ar livre, também é um ponto positivo para a força de trabalho da nova geração.

Participação no ambiente de trabalho

Os jovens da Geração Y querem trabalhos estimulantes, que deem a eles oportunidades para mudarem e crescerem, tanto pessoalmente quanto profissionalmente. Eles não se sentem confortáveis sendo operários da máquina corporativa, nem querem simplesmente receber ordens de um chefe arrogante. A geração Y quer moldar e ser moldada pela experiência diária no trabalho e, se essa experiência puder incluir um ambiente amigável e divertido, eles se sentirão muito mais à vontade. Para essa geração, esse é o espaço perfeito para que a criatividade floresça e para que visões inovadoras possam ser implementadas.

Comunicação com colegas e clientes

Antigamente, a comunicação das empresas com clientes e colaboradores costumava ser formal, principalmente quando se tratava de relações dentro da hierarquia da empresa. Com a entrada da geração Y no mercado de trabalho, a forma como as empresas se comunicam passou a ser informal e mais amigável, formando laços e criando amizades entre chefes, empregados e clientes, sem esquecer o lado profissional. Isso torna os millennials ótimos líderes, pois eles entendem o lado emocional e profissional das relações de trabalho.

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Referências

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