Gerador vs. inversor

Escrito por eli laurens | Traduzido por lucas de barros
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Gerador vs. inversor
Geradores fornecem eletricidade, enquanto os inversores convertem a corrente de CC para CA (richardlaurens.com)

A maioria dos geradores elétricos fornece eletricidade girando um dínamo, por meio de um motor, enquanto um inversor é composto por uma série de bobinas, que convertem a energia elétrica armazenada em tensões utilizáveis. Os inversores requerem baterias ou outra fonte de energia, mas um gerador não (pois ele é essa fonte). O uso mais comum de um inversor é com um sistema de energia solar, na conversão da energia elétrica em corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA). A maioria dos geradores incluem um inversor próprio em sua concepção, para condicionar a energia produzida pelo dínamo. Determinar qual é a melhor tecnologia dependerá dos requisitos de energia e de qual combustível é mais prático.

Outras pessoas estão lendo

Fonte energética

Os geradores usam um motor para movimentar o dínamo primário, normalmente alimentado por gasolina ou combustível de propano. O motor deve ser executado continuamente para fornecer energia, consumindo combustível e produzindo poluição sonora e atmosférica. Os inversores não geram ruído ou poluição e o combustível que eles consomem depende da fonte primária de energia. Os sistemas de energia solar ou eólica usam uma configuração de inversor que transforma a energia proveniente da bateria de 110 volts, originalmente em corrente alternada, em energia de corrente contínua que, por sua vez, pode ser armazenada. Uma vantagem de uma configuração de inversor é o combustível, porque a energia solar ou eólica não pode ser usada prontamente ou requer o reabastecimento. A principal vantagem da utilização de um gerador é a falta de armazenamento de energia. Os geradores não necessitam de uma unidade de armazenamento intermediária e podem fornecer energia constante diretamente para a casa. Os inversores servem estritamente para a conversão da energia existente.

Manutenção

Um gerador movido a motor requer manutenções de rotina, tais como trocas de óleo e ocasionais remontagens, enquanto um inversor não, pois ele é um dispositivo elétrico simples que usa bobinas fixas e circuitos para mudar a eletricidade de uma forma para outra. Um gerador, que também tenha um inversor, é um conjunto mecânico em movimento complexo, que pode quebrar facilmente a partir de vibrações ou do calor. Essas propriedades são importantes na concepção de um sistema de energia em ambientes hostis ou sensíveis.

Potência de saída

A taxa de potência de saída em relação ao tamanho é normalmente maior para um inversor, pois geralmente são unidades compactas. Os geradores tendem a ser dispositivos grandes e pesados, que exigem uma área própria, com ventilação adequada para operar. As potências de saída para inversores de grande porte variam de 3 kW (3000 watts) a 5 kW (5000 watts), enquanto um gerador que atinge uma potência similar é muitas vezes maior do que eles.

Potência máxima

Os geradores são geralmente mais tolerantes a picos de potência, onde o uso excede a potência de saída da unidade. Um gerador movido a motor sobrecarregará, mas normalmente continuará funcionando se essa sobrecarga for breve. Os inversores têm um circuito de desligamento automático que corta a energia se a potência de saída for excedida, para evitar danos à unidade, exigindo que o usuário inspecione-a e restabeleça o fusível do disjuntor. Isso pode ser superado através da compra de um inversor com muitas vezes a potência de saída necessária, o que pode ser caro em faixas de potência mais elevadas. Quando os geradores utilizam inversores, os fabricantes geralmente não incluem circuitos de desligamento em modelos de baixo custo, contando apenas com o sistema de prevenção de falhas do gerador.

Vida útil

Os inversores, como não possuem partes móveis, normalmente duram mais do que um gerador. A vantagem de ter um gerador em vez de um inversor separado é o conserto: quando um inversor estraga quase sempre requer a substituição, pois não existem peças reparáveis​​. Os geradores usam a mesma tecnologia de um automóvel, de modo que consertá-los é relativamente simples.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível