Que homenagens ou prêmios devo colocar no meu currículo?

Um currículo é o primeiro passo em sua busca de trabalho

Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images

Seu currículo é uma das ferramentas mais importantes que você tem à sua disposição durante uma caçada de trabalho. É o primeiro contato que os potenciais empregadores terão com você, e é o que eles usam para decidir se vão lhe dar uma entrevista ou não. Ao escrever um currículo, adapte-o para o trabalho em questão para mostrar como você vai agregar valor à organização do seu potencial empregador. As homenagens e prêmios são um elemento fundamental para mostrar valor, mas use os certos.

Prêmios acadêmicos

Os prêmios acadêmicos são a prova objetiva de seu desempenho escolar. Se você teve destaque ou ganhou uma bolsa de estudos, inclua-as em seu currículo. Esses elementos devem ser listados na seção de educação; eles reforçam seu diploma ao mostrar que você é excepcional.

Prêmios profissionais

Os prêmios profissionais são úteis porque eles agem como uma referência fácil para a sua capacidade. Se, por exemplo, você é um designer e ganhou um "Prêmio Melhor Jovem Designer" logo depois de se formar, inclua esse prêmio em seu currículo — se estiver tentando conseguir um trabalho de design. As pessoas não vão contratá-lo em somente pelos prêmios, mas eles ajudam se podem indicar o seu valor para o seu potencial empregador.

Homenagens separadas

Algumas homenagens não são profissionais nem acadêmicas. Se você tiver mais do que algumas, elas devem ser listadas em sua própria seção ou com passatempos e atividades. Se você fizer uma seção separada para apenas um ou dois prêmios extras, você vai destacar o quão poucos você tem.

Evite prêmios

Ao escrever um currículo, é tentador incluir todos os prêmios que você já ganhou, mas essa não é uma boa ideia. Se você ganhou um prêmio de escrita criativa no ensino médio e está atualmente enviando um currículo com a idade de 28 anos, isso vai destacar quanto tempo você passou sem ganhar outro prêmio. Cada prêmio que você incluir deve ter, no máximo, três anos.

eHow Brasil
×